terça-feira, 24 de abril de 2012

Você conhece a alma do brasileiro?

VOCÊ DIRIA QUE CONHECE MESMO A ALMA DO POVO BRASILEIRO?


Sertão e Cidade, dois universos numa interação intensa, diferentes estruturas que dialogam de forma desigual, produzindo perdas nos aspectos culturais das tradições dos povos do sertão, através da valorização e imposição cultural e econômica do meio urbano. Desde o período colonial, que teve a cultura e economia européia como exemplo a ser seguido, se faz possível observar o favorecimento das cidades em detrimento do sertão.
 

As riquezas do sertão, reconhecidas atualmente, não são usufruídas pelo povo pobre, que tem que subsistir com os mínimos ou mesmo impelidos a migrar para os grandes centros e viver com os mesmos mínimos destes locais; estão sempre à margem da economia, tanto do sertão como da cidade.  
VISITE o interessante sítio ABAIXO para saber mais!!

O sertanejo brasileiro

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Desvendando a mente humana

Curso de Extensão:
Desvendando a mente humana: uma introdução à Filosofia da Mente


RESUMO

A finalidade do curso é analisar e compreender as diferentes concepções epistemológicas da relação mente-corpo, identificando os diferentes modelos de mente propostos no racionalismo, na filosofia da linguagem e na psicanálise;
Além disso, o curso pretende relacionar os principais conceitos de mente com os últimos avanços teóricos e experimentais que abordam o problema da consciência, frente aos paradigmas emergentes da pesquisa no âmbito da inteligência artificial. A partir da análise desses temas, habilitar o participante a posicionar-se de modo crítico frente às questões colocadas pela Filosofia da Mente, a partir de uma abordagem antropológica, problematizando as respostas fisicalistas e dualistas fornecidas para os problemas “mente-corpo”, “consciência e intencionalidade”, dentre outros.
O curso será composto de aulas expositivas e dialogadas, com auxílio de recursos audiovisuais, leitura prévia de textos, resenhas de filmes e documentários, análise e discussão de artigos científicos; cinefórum, bem como atividades de reflexão e debates, por meio de seminários, cuja temática envolva os temas da filosofia da mente estudados no durante o curso.

INTRODUÇÃO

Já na Grécia Antiga, encontramos as primeiras observações registradas sobre o cérebro, sua função e funcionamento. Posteriormente, Galeno irá associar essa estrutura à transmissão da informação sensorial e motora. Em 1644, Descartes fornece uma descrição detalhada do arco reflexo, a resposta muscular a um estímulo doloroso. Em 1650, experimentos feitos por Swammerdam, removendo um músculo da perna de uma rã, permitem a verificação empírica de que este se contraia sempre que era estimulado ou irritado.
Até o início do século XIX, porém, ainda acreditava-se que os impulsos nervosos propagavam-se com a velocidade da luz. Só em 1850, Helmholtz obtém sucesso ao medir a velocidade de propagação dos estímulos nervosos. Mais tarde, Dubois-Reimond descobre a natureza elétrica da ação nervosa e realiza medidas precisas da propagação dos estímulos. Na mesma época, Bell e Megendie realizam experimentos em diversas partes do mecanismo sensorial, estabelecendo pela primeira vez, uma taxonomia das funções realizadas pelo sistema nervoso.
A neuroanatomia celular também avança: Ramon y Cajal, descreve detalhadamente a taxonomia de vários neurônios do sistema nervoso e suas respectivas árvores dendritais. Em 1906, Sherrington utiliza pela primeira vez os termos “neurônio” e “sinapse” e em 1909, Brodman mapeia o córtex humano. Contudo, os avanços mais significativos em eletroneurofisiologia só irão ocorrer recentemente. Em 1960, Hudgkin e Huxley concluem um modelo para os processos biofísicos envolvidos na geração do potencial de ação do neurônio.
Atualmente, tecnologias como a microscopia eletrônica e técnicas modernas de mapeamento de funções cerebrais (tomografia computadorizada e ressonância magnética) permitem a visualização do sistema nervoso em pleno funcionamento, proporcionando finalmente um salto na neurociência e nas ciências cognitivas de modo geral.

CARGA HORÁRIA

30 horas


PROFESSOR RESPONSÁVEL

Silvio Motta Maximino  silvio.mmax@gmail.com


 INVESTIMENTO
Parcela Única – R$ 120,00
 INSCRIÇÕES
Inscrições abertas até o dia 03 de maio de 2012
VAGAS
Total de 30 vagas
AULAS

Maio: 05; 12; 19 e 26
Junho: 02; 16; 23 e 30

Das 14h às 17h
http://www.usc.br/pos_graduacao/curso.php?codigo=284