quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Metodologia dos Programas de Pesquisa



A Metodologia dos Programas de Pesquisa



A epistemologia de Imre Lakatos (1922-1974) constitui-se em uma das mais importantes reflexões na filosofia na ciência no século XX. Lakatos, saindo da Hungria por motivos políticos, entrou em contato com a filosofia de Popper. Mesmo reconhecendo que "as idéias de Popper constituem o desenvolvimento filosófico mais importante do século XX", Lakatos concorda com as críticas de Kuhn e de Feyerabend.
Lakatos pretende, a partir daí, que a sua "metodologia dos programas de pesquisa científica" seja uma explicação lógica para o fazer científico, interpretando assim "as revoluções científicas como casos de progresso racional e não de conversões religiosas" como dão a entender os relativistas epistemológicos.

Desta forma, podemos afirmar que Lakatos está ao lado de Popper na luta contra as concepções que querem que a mudança científica "não esteja e não possa estar governada por regras racionais, caindo inteiramente no terreno da psicologia (social) da pesquisa". Assim, o crescimento do conhecimento se dá “essencialmente no mundo das idéias (no ‘Mundo 3’ de Platão e Popper), no mundo do conhecimento articulado que é independente dos sujeitos que conhecem”.

Parafraseando Kant, Lakatos diz que "a filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega". Deste modo, estabelece que a história da ciência pode ser utilizada para avaliar propostas metodológicas rivais; ademais, a filosofia da ciência ofereceria ao historiador epistemologias, metodologias que lhe permitiriam reconstruir racionalmente a “história interna”, complementando-a mediante uma “história externa” (sociopsicológica).

A avaliação objetiva do crescimento do conhecimento científico deve ser realizada baseando-se na constatação de mudanças, progressivas ou regressivas, para séries de teorias científicas dentro de um "programa de pesquisa".

A própria ciência, como um todo, pode ser considerada um imenso programa de pesquisa com a regra heurística fundamental de K. Popper: “arquitetar conjecturas que tenham maior conteúdo empírico do que as suas predecessoras.”

Assim, a história da ciência deve ser vista como a história dos programas de pesquisa e não simplesmente com uma análise das teorias consideradas isoladamente.


Silvio Motta Maximino

Fontes pesquisadas na elaboração deste texto:

Artigo de Fernando Lang da Silveira, intitulado “A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE IMRE LAKATOS: A METODOLOGIA DOS PROGRAMAS DE PESQUISA, disponível em:



CHALMERS, A . F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2000.




Nenhum comentário:

Postar um comentário