quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Apenas uma estátua


publicado no Jornal da Cidade em 06/08/13 05:00 - 
 

Opinião2

Apenas uma estátua


Luciano Olavo da Silva

Como qualquer outro símbolo, uma singela estátua terá o sentido abstrato que nós prestarmos a ela. Enquanto as manifestações forem banalizadas com causas estúpidas, tentando atingir uma estátua inerte, esses que se manifestam deixam de se informar sobre os reais e concretos problemas do cotidiano, e, por livre escolha, se apartam dos meios lícitos e institucionais disponíveis para combater tais problemas.


Folha de S.Paulo – www1.folha.uol.com.br 
Fazer manifesto só para ser do contra é tão nocivo quanto nunca se manifestar sobre coisa alguma. Qualquer ação humana tem que se pautar por critérios éticos e deve, necessariamente, perseguir um fim ÚTIL. Por isso, espero que esse movimento, em algum momento, ache um oponente ao qual seja digno opor resistência. Nietzsche, o filósofo, disse certa feita que ele só atacava o que estava acima, pois uma luta sempre dá alguma dignidade e altivez àquele contra quem se combate, e não seria justo dignificar com o combate quem não tinha dignidade por natureza.

A estátua em questão, que como qualquer outra não tem a menor relevância para as questões sociais que assolam o povo, só ganhou alguma “importância” porque a falta de critério de alguns fez com que grande energia e atenção fossem dedicadas a ela. É realmente lamentável.

Essas são as causas da geração que se arvorou da tarefa de mudar o Brasil? Se for, creio que não avançaremos muito. Todavia, tenho esperança de que seja apenas uma ilha de sombra em um mar de luz renovadora. Pode ser que essa ilha também venha a se iluminar em algum momento!

Se do ponto de vista pessoal não tenho nada que possa ser classificado como uma apologia à estátua, também é verdade que não acho motivações para opor uma luta contra ela, que foi adotada como um símbolo pela loja que a instalou, não pelo município. Tenho para mim que o surpreendente destaque nacional dado a essa questão nos ridiculariza e desqualifica enquanto cidadãos, pois, a pretexto de participação política, apresenta ao Brasil esse tipo de manifesto vazio originado em Bauru, cujos habitantes, em geral, tem aspirações bem mais nobres. 



O autor, Luciano Olavo da Silva, é analista judiciário e especialista em Direito Eleitoral

Um comentário:

  1. Bem interessante essa reflexão elaborada por Luciano Olavo da Silva.
    Vale destacar a seguinte frase: "Tenho para mim que o surpreendente destaque nacional dado a essa questão nos ridiculariza e desqualifica enquanto cidadãos, pois, a pretexto de participação política, apresenta ao Brasil esse tipo de manifesto vazio originado em Bauru, cujos habitantes, em geral, tem aspirações bem mais nobres."
    Em minha opinião, concordo com Luciano que os bauruenses tem sim, aspirações bem mais nobres.

    Caro Silvio, grata por postar em seu blog, matérias interessantes que nos fazem pensar e refletir sempre. Prossiga!!!

    Abraço!
    Glaucia de Paula

    ResponderExcluir