sábado, 31 de agosto de 2013

Sebastião Salgado


O doutor em economia Sebastião Salgado somente assumiu a fotografia quando tinha uns 30 anos, mas a atividade tornou-se uma obsessão. Seus projetos de anos de duração capturam lindamente o lado humano de uma história global que muitas vezes envolve morte, destruição e ruína. Aqui, ele conta uma história profundamente pessoal da arte que quase o matou, e apresenta imagens espetaculares de seu trabalho mais recente, Genesis, que documenta um mundo de pessoas e lugares esquecidos.



http://www.ted.com/talks/sebastiao_salgado_the_silent_drama_of_photography.html





24/08/2012 - 

Menina eternizada em foto de Sebastião Salgado ainda é sem-terra

PAULO CEZAR FARIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA EM QUEDAS DO IGUAÇU (PR)

Aos cinco anos de idade, Joceli Borges foi retratada pela famosa câmera de Sebastião Salgado ao lado dos pais, que peregrinavam pelo interior do Paraná em busca de um lote de terra.
Aquele rosto sujo de olhar provocativo virou capa de livro e ganhou espaço na mídia, em museus e em galerias do Brasil e do exterior.
Passados 16 anos, a jovem de 21 anos continua uma trabalhadora rural sem terra.
Íntegra da reportagem em:







Dizeres de alguém...
Repasso este notável video com a breve palestra de Sebastião Salgado.
Este genial artista possui centenas de ensaios fotográficos magníficos onde se nota seu olhar crítico, filosófico e artístico sobre a realidade humana, sobre o mundo...

Se ainda não assistiu, assista a apresentação de Sebastião Salgado, intercalada com suas fotos surpreendentes, traduzindo sua ânsia por um mundo melhor, o que consequentemente nos leva a pensar, a sair de nosso torpor e a querer agir.
Aprecie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário