sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A cultura como hierarquia de sistemas semióticos



A cultura como hierarquia de sistemas semióticos




A linguagem é comumente entendida como elemento fundamental distintivo do ser humano. O homo sapiens teria surgido por ter assumido uma posição ereta, liberado as mãos e braços. Contudo, isso seria de pouco valor sem a especial capacidade cognitiva para tornar-se especialista na comunicação com os demais indivíduos, substituindo o grito animalesco pela palavra.



Para Heidegger e Gadamer, a linguagem é entendida como o solo da cultura, ou seja, ela não é apenas capaz de influenciar sensivelmente nos valores intelectuais ou artísticos, mas antropologicamente, opera como acervo de tudo aquilo que a espécie humana veio acumulando ao longo de sua experiência histórica. A linguagem da ciência também se intercomunica com os outros domínios (motivo pelo qual a cultura é sempre interdisciplinar). Um dado texto, por mais específico que seja, não vive isolado de outros textos. A própria cultura que envolve um texto é de certa forma um “texto” (uma textura) com suas próprias características, que dá o suporte para que o texto específico possa circular.

Entropia e isolamento
É característica de qualquer cultura ser a própria referência para si própria e buscar proteção contra todos os elementos culturais alienígenas. Essa tendência ao isolamento e à inércia visa fazer frente à entropia. Contudo, sem o novo, toda cultura acaba estagnada e pode desintegrar-se. A convivência com elementos estranhos opera como mecanismo de arejamento. As teses russas sobre a cultura eslava (Lotman apud Prevignano) consideram que:

“a cultura terá a aparência de uma certa esfera delimitada que se opõe aos fenômenos da história, à experiência, ou à atividade humana fora dela. Assim, o conceito de cultura está indissoluvelmente ligado à oposição de sua ‘não-cultura’”, que é a contraparte externa. Sobre essa ideia de oposição, Iasbeck escreve no ensaio Vícios e virtudes (veja nas dicas de leitura) que “a mais absoluta virtude se equivale em densidade, valor e mérito ao mais execrável dos vícios”.

De acordo com as teses russas, cultura e não-cultura aparecem como esferas mutuamente condicionadas, complementares e interdependentes: 

“O mecanismo da cultura transforma a esfera externa em interna, ou seja, desorganização em organização, ignorantes em iniciados, pecadores em santos, entropia em informação. Pelo fato de a cultura não viver somente da oposição das esferas internas e externas, mas também de se movimentar de uma esfera à outra, ela não somente luta contra o ‘caos’ externo, mas dele também necessita; ela não somente o destrói, como continuamente o cria”.

Assim, verificamos que cada cultura tem seu tipo correspondente de caos (não-cultura). A tendência de ampliar seus limites a leva a adentrar os espaços extraculturais. Porém, a expansão da esfera da organização leva, da mesma forma, à expansão da esfera da não-organização.

Há a ideia de que “no centro situa-se um certo ‘nós’ normal, ao que se opõe os outros povos com outro conjunto paradigmático de anomalias. Enfatize-se que do ponto de vista ‘interno‘ a cultura aparece como o membro positivo da já mencionada oposição, ao passo que do ponto de vista ‘externo’ toda a oposição aparece como um fenômeno cultural”.

A cultura não representa um mecanismo imóvel e equilibrado, mas um sistema dicotômico de agressão da ordem contra a desordem e, no sentido contrário, como a invasão da desordem na esfera da organização. Para simplificar, basta pensar na religião e seus dogmas, que tem no ambiente externo um tipo de ameaça à sua organização e, ao mesmo tempo, um campo em potencial para ser organizado (recriado) de acordo com suas regras.

“Em momentos diferentes do desenvolvimento histórico pode prevalecer uma ou outra tendência. A incorporação na esfera cultural de textos que vieram de fora prova ser, algumas vezes, um poderoso fator estimulante para o desenvolvimento cultural”. (Lotman apud Prevignano).


A cultura é, portanto, construída como uma hierarquia de sistemas semióticos, envolta de diferentes camadas da esfera extracultural. São a estrutura interna, a composição e correlação de subsistemas semióticos que determinam, fundamentalmente, o tipo de cultura. Assim, o texto escolhido pelo emissor precisa necessariamente estar sintonizado com o “texto da cultura” supracitado para não soar artificial.

Em termos gerais, portanto, a cultura é o complexo e inconcluso mundo dos objetos do conhecimento, sendo que a linguagem constitui sua expressão comunicativa. Nomear as coisas significa criá-las e dar-lhes significado, razão pela qual Gadamer entende que toda criação, tanto nas ciências como nas artes, no fundo, constitui um ato de interpretação ou de hermenêutica.
A cultura não fica restrita ao valor das palavras isoladas, mas procura captar o sentido global que elas têm em  dado campo da pesquisa ou atividade.


Silvio Motta Maximino

Texto elaborado com base nos artigos de Miguel Reale e Luiz Carlos Assis Iasbeck (Ensaio – Vícios e virtudes)

Principais fontes pesquisadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário