quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vícios e Apegos

É interessante ver o Ram Dass (ou Richard Alpert) falando da gênese psíquica dos vícios (e apegos) do seu ponto de vista de mestre espiritual e sua formação de PhD em Psicologia, pela Stanford University (EUA). Um confesso insatisfeito com a Psicologia ocidental nos Anos 60 e 70, Ram Dass foi descobrir na Índia, no Budismo e no Hinduísmo, as descrições elucidativas para a consciência, e a partir de sua própria experiência cunhou algumas de suas conclusões, como a que está nesse discurso registrado em áudio e que segue no vídeo abaixo, “Vícios e Apegos” (9min) — traduzido para o português pelo canal JoeTheEagle do YouTube, a quem agradecemos pelo compartilhamento.
Uma das partes especialmente interessantes que fazer parte do circuito da “cadeia de reatividade“, tal qual Ram Dass explica, é como a ressaca da busca pela sensação de estar em casa acaba reforçando o sentimento inicial de que “somos maus“, de que originalmente não teríamos e não fomos permitidos o direito de desfrutar de Paz e Satisfação permanentes, uma vez que assim que o prazer acaba, o estado “a que voltaríamos” é o de ausência/carência.

FONTE: Nando Pereira (Dharmalog.com)

“Quando nascemos, nós chegamos da sensação de estar plenamente em casa com o mundo exterior. Ao sermos soltos, nós ainda temos uma pequena sombra daquela sensação quando chegamos em casa no fim do dia, aqueles de vocês que tem uma casa, que colocam seus pés pra cima, relaxam, tomam uma xícara de chá ou seja lá o que for, aquela sensação de voltar pra casa, de voltar para um lugar seguro, ou o sentimento de voltar a estar em paz com o Todo. Quando nós somos separados disso, esta separação é criada pela mente, que é a raiz do sofrimento, como o Buda fica, o apego da mente pelas coisas que nos separam do Todo. Agora, uma vez que essa separação ocorre, há uma dor incrível. Você pode chamá-la de ser expulso do Jardim do Éden, pode chamá-la de pecado original, como você quiser chamá-la, há diferentes metáforas em diferentes sistemas, mas há uma dor incrível. E de alguma profunda maneira, todas as nossas ações a partir de então, são uma tentativa de retornar para aquele ‘de volta ao Todo'”.
~ Ram Dass, em “Vícios e Apegos” (Attachment and Addiction)






Nenhum comentário:

Postar um comentário