quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pelo quê você vive?


Todos os dias nos noticiários, somos informados de mortes, mazelas, dor e complicações em consequência do desejo, da ira e da ignorância.

Para ganhar status, dinheiro ou poder, as pessoas ficam iradas, invejosas e com raiva... quase tudo e quase todos se tornam adversidades e adversários... alguns matam, outros são mortos e outros desiludidos se matam a si próprios.

Há quanto tempo, há quantos milênios já não estamos repetindo esse ciclo?
A que estamos dedicando o nosso tempo?

Vamos supor que a vida humana seja de 80 anos, todos os dia dormimos 6 horas, assistimos 3 horas de TV, trabalhamos ou estudamos 8 horas, 1 hora de refeição, 30 minutos de banho, 1 hora e meia de internet, etc.

É uma suposição, mas se formos pegar esse exemplo, de 80 anos, dormimos 20 anos, 10 anos assistindo TV, 27 anos estudando ou trabalhando, 3 anos e 4 meses de refeição, 1 ano e 8 meses tomando banho, 5 anos na internet e assim por diante.

Destes anos, quantos realmente foram para nós mesmos? quantos para cuidar e ouvir o nosso Íntimo, a Deus (em nós) e a Deus (no outro)?

O desejo material, sexual, desejo de comer, de poder, de dormir, se atrapalhados ou interrompidos, ficamos nervosos, sentimos frustração e raiva. 

Porém, desperdiçar a nossa vida em função dessa raiva, não seria também perder tempo?
Se levarmos uma vida ociosa também perdemos tempo precioso.

Dedicar-se a algum propósito não está errado. Devemos dedicar nossa vida a alguma coisa, mas o importante é ter essa clareza sobre o que realmente importa nessa vida.

Seria ganhar dinheiro? Obter o poder? Dedicar-se apenas ao que se esvai com a morte?  

Pelo quê, afinal, vale a pena viver, respirar e lutar?


reflexão inspirada no texto "Namu: Dedicação ao Dharma", de Gassho, disponível em http://sobrebudismo.com.br/namu-dedicacao-ao-dharma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário