domingo, 20 de outubro de 2013

redações dos alunos vencedores do concurso de redação promovido pela BATRA

redações dos alunos vencedores do concurso de redação promovido pela BATRA (2º e 3º colocados), publicadas na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade de 20/10/2013

(http://www.jcnet.com.br/Tribuna)

(a redação do 1º colocado já foi publicada neste blog, em postagem anterior: http://oficina-de-filosofia.blogspot.com.br/2013/10/aluno-vence-concurso-sobre-cidadania.html)

 

20/10/13 05:00 - Tribuna do Leitor

Investidores de Bauru


É interessante notar que os investidores monitoram constantemente seus lucros vindos de investimentos na bolsa de valores. Nós somos todos cidadãos investidores, pois devemos também verificar constantemente como estão sendo usados os nossos investimentos na cidade, para isso temos a Lei da Transparência, que mostra como os impostos pagos estão sendo usados em prol dos cidadãos. Mas será que todos os cidadãos se importam com essa lei?

Em uma cidade como Bauru, que está em constante desenvolvimento, temos a lei a transparência em ação. Por exemplo, no site oficial da Prefeitura Municipal de Bauru, temos uma página onde podemos monitorar os gastos com educação, saúde, etc. Mas nem todos sentem-se interessados em monitorar esses investimentos. Na escola aprendemos o princípio da cidadania que inclui direitos e deveres, entre esses estão o dever de pagar impostos e também o direito de acompanhar como isso tem sido gasto. Em caso de descontentamento, podemos protestar, manifestar e questionar, já em caso de tudo estar correto, deleitaremos de uma cidade melhor.

Assim sendo, o governo deve continuar atualizando a página da transparência no site e investindo em publicidades e divulgações desse “trunfo” da sociedade, e nós, como cidadãos, devemos nos interessar mais por nossos investimentos, pois os resultados destes podem tanto nos beneficiar, quanto nos prejudicar.

Carlos Eduardo Martins Xavier, E.E. Prof. Durval Guedes de Azevedo





20/10/13 05:00 - Tribuna do Leitor

A voz do povo



A Lei de Transparência, como muitas outras conquistas do povo brasileiro, veio para fortalecer o poder que nossa população possui por direito democrático. Antes de sua aprovação, as negociações públicas possuíam acesso restrito, o que facilitava a ação de agentes corruptos e a inadequação administrativa.

Utilizo do raciocínio de que se as transações fossem expostas à população há mais tempo, injustiças como a grande quantidade de verba pública investida em obras inacabadas como o viaduto Mauá e as muitas ruas de Bauru que constam pavimentadas na teoria e não na realidade, teriam despertado a insatisfação do povo e explicações teriam sido reivindicadas a tempo de apontar as falhas e os culpados.

Como bem sabemos, a cidadania não se limita ao voto nas épocas de eleição e possuindo o acesso menos burocrático aos documentos e aos nossos representantes, temos o compromisso de acompanhar projetos de sua concretização, individualmente ou em conjunto com organizações da sociedade civil, pois uma vez possuindo o conhecimento, não haverá a possibilidade de sermos enganados por aqueles a quem confiamos nossa representação. Para isso, basta abranger a conscientização da população sobre a autoridade que temos nesta forma de governo que nos dá voz, sair deste comodismo incômodo e agirmos elefetivamente para que o poder público cumpra o que foi prometido em prol do bem comum.

Chrishinau Thays de Sales Silva, E.E. Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário