sábado, 9 de novembro de 2013

Batra estimula participação política

08/11/13 05:00 - Geral

Batra estimula participação política

Primeira edição do Torneio Cidadania Consciente sensibilizou os jovens sobre a importância do engajamento

 

Ricardo Santana
A ONG Bauru Transparente (Batra) promoveu, no mês passado, o 1º Torneio Cidadania Consciente. A proposta foi de sensibilizar adolescentes e jovens para a importância da participação nas decisões políticas que norteiam a sociedade na qual estão integrados.
O coordenador do projeto pela Batra, Silvio Motta Maximino, comenta que o resultado é o entendimento por parte dos estudantes do ensino médio, público-alvo do projeto, da necessidade da sua interação com a vida política e monitoramento das atividades desenvolvidas por políticos e partidos que representam a sociedade.
Um dos problemas combatidos pelo torneio é o afastamento de adolescentes e de jovens da vida política institucional devido a recorrentes escândalos de corrupção envolvendo políticos brasileiros.
Na região de Bauru, são cerca de 36 mil alunos do ensino médio em escolas estaduais ligadas à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Bauru.
O projeto iniciou em 2012 com o período de mobilização das escolas e estudantes. De junho a agosto deste ano, seis escolas, cinco de Bauru e uma de Reginópolis, se inscreveram.
Exemplares do livro “Cidadania Consciente no Regime Democrático”, produzido pelos voluntários da Batra, com o apoio para a impressão da Instituição Toledo de Ensino (ITE), foram distribuídos para as escolas. A publicação serviu de base ao quiz realizado na ITE no mês passado.

Vencedora
A etapa final do torneio foi vencida pela Escola Estadual Sueli Aparecida Sé Rosa, de Bauru, na disputa promovida no último dia 19 de outubro, na ITE. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Prof. Durval Guedes de Azevedo, também de Bauru. Na terceira posição, ficou a Escola Estadual Prof. Carlos Correa Vianna, de Reginópolis. Cada equipe vencedora e suas respectivas escolas receberam prêmios, como notebooks e IPods.
Simultaneamente ocorreu um concurso de redação com o tema “Como a Lei da Transparência favorece a cidadania em Bauru?”.
O pessoal da Sueli Aparecida Sé Rosa novamente teve excepcional performance, vencendo o concurso com a redação do estudante Jefferson Henrique de Oliveira, premiado pela primeira colocação com uma bolsa de estudos no curso pré-vestibular do sistema COC de Ensino. O segundo e terceiro colocados receberam prêmios em dinheiro.
Para o 1º Torneio Cidadania Consciente a Batra contou com a parceria da DRE de Bauru, Receita Federal, ITE, USC e Colégio COC Rembrant.


Nenhum comentário:

Postar um comentário