segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sobre o Ego

O universo cometeu um erro ao criar o ego?


Temos podido vivenciar o grande estrago que o ego humano causa ao próprio ser humano, à sociedade, à natureza, ao planeta, etc. Temos podido comprovar o tamanho do problema, mas... o que temos feito para dar cabo dessa causa de inúmeros problemas?
O ego, entendido muitas vezes como sendo um tipo de 'entidade virtual' nascida da percepção da individualidade humana, é geralmente entendido como obstáculo à felicidade, além de causa principal do estado atual de adormecimento da consciência. Mas tampouco há consenso, seja entre as teorias psicológicas ocidentais, seja entre as escolas orientais. 
Eckhart Tolle apresenta no vídeo abaixo (“Sobre o Ego e a Queda”) uma interessante e polêmica tese a respeito do motivo da aparição do ego, que merece uma reflexão mais profunda:

“Embora sobre uma certa perspectiva o ego possa parecer insano, sob uma perspectiva mais elevada ele é normal e parte do processo evolutivo das espécies. É um estágio na evolução. Como estamos nos aproximando de um novo estágio na evolução, estamos começando a ver que o ego está perdendo completamente sua utlidade. Mas ele tinha sua utilidade. E só agora começamos a ver que ele é insano, porque estamos nos aproximando de um novo estágio na evolução humana.” ~ Echkart Tolle, em “Sobre o Ego e a Queda”

Assista ao trecho (15min) “Sobre o Ego e a Queda” abaixo.

 http://www.youtube.com/watch?v=oOHZR7pzg5M


Tradução e legendagem (embutidas) por Paulo Azambuja, a quem deixo meus agradecimentos pelo trabalho e pela disponibilização públicada.




fonte:
http://dharmalog.com/2013/12/19/queda-criacao-ego-nova-era-visao-eckhart-tolle/

Nenhum comentário:

Postar um comentário