quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

E. Tolle - O Sentido do ser, da consciência e da busca pela espiritualidade


Essa apresentação trata a respeito da  compreensão sobre o que constitui o 'mim mesmo', sobre o que é que confere 'sentido ao eu' (o senso do mim mesmo). Outro tema importantíssimo abordado aqui é o que se poderia chamar de 'centro de gravidade' do mim mesmo, ou seja: o que faz o ego sentir-se vivo? o que o alimenta, o que é que o sustenta?
Além disso, outro interessante assunto é o aparente paradoxo entre a necessidade de se 'perpetuar' e a necessidade de 'morrer', de dissolver o ego. Enfim, Tolle aborda a relevância da consciência humana, os artifícios que o ego encontra para continuar uma vez mais sobrevivendo. Ele demonstra alguns modos como o ego se disfarça para não morrer, mas para "reforçar sua identidade", fazer-se sentir, fortalecer-se a si mesmo.  Até o interesse por angariar mais conhecimento, até mesmo a busca pela espiritualidade pode ser um subterfúgio do ego para perpetuar-se. 
No contexto da percepção de si mesmo, o autor enfatiza a distinção entre o que as tradições espiritualistas ensinam como 'combater/abandonar o desejo', e a tarefa de simplesmente observá-lo. O autor argumenta que qualquer forma de oposição ou conflito, por fim acaba fortalecendo aquele ego que se queria enfraquecer.

Silvio MMax.

ATENÇÃO: o presente vídeo tem sequência indicada no próprio canal do youtube. É importante assistir com calma a toda a sequência, não apenas o primeiro vídeo.  
https://www.youtube.com/watch?v=FiQjv-s0L2k


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário