segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Blue Eyes, Brown Eyes - o polêmico documentário sobre racismo de Jane Elliot

A dinâmica criada por Jane Elliot para ensinar sobre o racismo na escola



Produzido pelo premiado diretor alemão Bertram Verhaag, mostra um polêmico exercício sociológico conduzido pela professora e socióloga norte-americana Jane Elliot, que dedicou sua vida à luta contra o preconceito, a ignorância e o racismo.


Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação numa sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças. Hoje aposentada, realiza workshops sobre racismo para adultos.




Tudo começou quando Elliott resolveu realizar na pequena escola na cidade de Riceville onde lecionava, no interior do Estado de Iowa - EUA, no dia 5 de abril de 1968, uma experiência que se tornou inesquecível para seus alunos, famílias e para o mundo todo. No dia anterior, ocorrera o assassinato de Martin Luther King. 
Jane Elliott resolveu aproveitar a oportunidade para expressar seu inconformismo em relação ao preconceito e racismo da sociedade norte-americana. Determinada a levar as situações até o limite, ela elaborou uma dinâmica para realizar com seus alunos do ensino elementar na manhã seguinte.
               - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



No documentário intitulado "Olhos Azuis", a professora norte-americana Jane Elliott repete a experiência com adultos, promovendo propositadamente um "exercício de discriminação pela cor dos olhos". 

Deste modo, ela acaba por denunciar a hipocrisia de uma sociedade que se acredita justa e civilizada, mas que na realidade em seu dia a dia, encontra-se impregnada de práticas preconceituosas, assim como já havia denunciado tantos outros, incluindo Martin Luther King, assassinado justamente por esse motivo. 

Sua dinâmica nos causa um choque psicológico que nos faz pensar seriamente sobre a questão. Ela começa colocando pessoas de um grupo controlado para sentirem na pele o que as minorias sentem todos os dias de suas vidas, produto desse meio social que dilacera as minorias e as põem como inferiores. As implicações são fantásticas... 

Imperdível!! Assista!



Nenhum comentário:

Postar um comentário