quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Concentração e aprendizagem

Concentração e aprendizagem

Publicado . em Maurício Andrés Ribeiro

Por  Maurício Andrés Ribeiro*
A concentração é a capacidade de focalizar a mente num tema ou objeto. É uma habilidade relevante para que se aprenda algo.  Concentrar-se implica em dedicar atenção, não se distrair, dispersar ou divagar.
Para se concentrar é necessária alguma capacidade de isolamento, de abstração, de estar presente inteiramente no agora, sem estar preso ao passado ou preocupado com o futuro. A tranquilidade e serenidade mental e emocional também facilitam a concentração e a aprendizagem. O ambiente silencioso das bibliotecas propicia boas condições ambientais para a concentração; em contraste, a pressa, a agitação e o barulho, bem como a ansiedade e a preocupação a dificultam.  O êxito de atletas, de artistas e cientistas depende em parte de sua habilidade de concentração. O sábio hindu Swami Vivekananda dizia que sem concentração da mente nada pode ser aprendido.
O que fazer para criar um ambiente propício à concentração mental e emocional, facilitador da aprendizagem?
Pode-se atuar sobre o ambiente em que vivem os aprendizes, sejam eles crianças ou adultos, reduzindo os estresses e a violência. A violência social que acontece em muitos ambientes brasileiros tira a concentração e intranquiliza as crianças e jovens.
Atuar sobre o ambiente familiar pode garantir um ambiente harmonioso, pois a  desagregação  e a violência doméstica perturbam a possibilidade de concentração.
A arte, a música e atividades criativas também podem ajudar as pessoas a se concentrarem.
Pode ser essencial reduzir os estímulos que levam à dispersão, à distração, e proporcionar um ambiente e um clima propício para a concentração e o silêncio. Os estímulos da televisão, diante da qual as crianças passam mais de 5 horas diárias em média, e na atualidade, os estímulos dos telefones celulares, computadores e tablets dispersam e distraem a atenção, prejudicando a concentração.
A capacidade e a habilidade de concentração podem melhorar com o relaxamento, com as técnicas e práticas da respiração consciente e de meditação. Na Índia, a assimilação de conhecimentos é muito melhor entre os que fazem asanas ou posturas corporais do yoga, por exemplo, que ajudam a dar estabilidade ao sistema nervoso, à mente e ao cérebro.
Para o educador  indiano Sraddhalu Ranade*, a concentração e o poder da vontade constituem  faculdades centrais  que podem conduzir à superação dos limites e dificuldades de aprendizagem. Primeiro tais faculdades devem ser desenvolvidas, para somente depois, coletar e analisar fatos.  A essência da educação é a concentração da mente e não a coleção de fatos. Nesta perspectiva, educar é desenvolver poder de concentração. Desenvolver a capacidade de concentração é como condicionar o corpo com exercícios físicos; o uso constante a fortalece e a prática de exercícios corretos diariamente a partir de um esforço consciente e de autodisciplina leva a excelentes resultados, alavancando a aprendizagem.
 No passado, o ritmo mais lento de vida e a menor circulação de informações facilitavam uma assimilação profunda;  atualmente, a velocidade e intensidade da produção e circulação de informações reduzem, quando não impossibilitam  a capacidade de estar atento e concentrado por muito tempo. Atividades ou textos longos levam à perda de atenção. A concentração e a vontade, combinadas, permitem familiarizar-se com o assunto, bem como completar  o aprendizado ou o  trabalho em menos tempo.
Além disso, é preciso focalizar um outro aspecto essencial: a peculiaridade da inteligência de cada um, que afeta a capacidade de apreensão e compreensão, que varia de pessoa para pessoa. Há quem aprenda com maior facilidade e rapidez, em função do tipo de inteligência que apresenta. As inteligências hoje se classificam em vários tipos – intelectual, sensório-motora, musical, espacial etc.  e esse também é um fator de influi sobre a aprendizagem.
Há exames que avaliam o desempenho de alunos adolescentes e mostram até que ponto aprenderam conceitos e habilidades. Caso seja verdadeira a hipótese de que o desempenho esteja relacionado a dificuldades de concentração, há um dever de casa claro pela frente: melhorar as condições do ambiente social e físico externo, bem como as condições do ambiente interior, subjetivo e psicológico, para propiciar melhores condições de concentração e de aprendizagem.

[1]INTRODUCTION TO INTEGRAL EDUCATION - An Inspirational Guide, de  Sraddhalu Ranade, publicado por  Sri Aurobindo International Institute of Educational Research, Auroville, 2007.

 

* Maurício Andrés Ribeiro - autor dos livros Ecologizar; Tesouros da Índia; Ecologizando a cidade e o planeta; Meio Ambiente & Evolução Humana - www.ecologizar.com.brecologizar@gmail.com

 

FONTE: http://www.portaldomeioambiente.org.br/blogs/mauricio-andres-ribeiro/7475-concentracao-e-aprendizagem

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