sexta-feira, 21 de março de 2014

sonhos e realidade: conexões da consciência

Trataremos aqui de um tipo de yoga tibetano que aborda a questão da consciência nos sonhos.

Se nos perdemos todas as noites, que chance temos de estar conscientes quando a morte chegar?“. 

“Os sonhos são um ponto de encontro entre o divino e o humano, entre a vida e a morte, o mundo humano e o mundo espiritual, o mundo conhecido e o desconhecido, e todas essas possibilidades estão no sonho. (…) Os sonhos que você tem tido nos últimos 10 ou 15 anos, de maneira consistente e recorrente, por exemplo, de alguma maneira estão lhe dando mensagens muito precisas e consistentes, mas você não tem sido capaz de ouvi-las. Por isso, a mensagem está sendo dada de maneira contínua. As pessoas me perguntam: ‘Mestre, estou tendo sonhos recorrentes, porque?’, e eu lhes falo ‘porque estás sendo um mau ouvidor’. Os sonhos estão basicamente tentando lhe dizer algo. Lhe ensinar algo, guiá-lo. Mas você não escuta, não leva a sério. Como consequências disso, isso pode ter impacto em sua vida. E é isso que quero que as pessoas façam neste fim-de-semana: olhem seus sonhos.”
~ Tenzin Wangyal Rinpoche, em Ensinamento do Yoga dos Sonhos (México, 2013)
Seguem dois vídeos:

este yoga tibetano trata a respeito da importância da consciência nos sonhos.
Tenzin Wangyal é indiano de descendência tibetana, fundador do Ligmincha Institute, responsável pela preservação e propagação dos ensinamentos do Budismo Bön, tradição religiosa mais antiga do Tibete, autor dos livros “Os Yogas Tibetanos do Sono e do Sonho” (Devir, 2010), “A Cura Através da Forma, da Energia e da Luz” e “Despertando o Corpo Sagrado”.
 
Abaixo seguem dois vídeos gravados em palestras passadas de Tenzin Wangyal Rinpoche, uma no México, em 2013 (contendo alguns exercícios básicos), e outra no Brasil, em São Paulo, em 2010, a sequência. 
O primeiro tem tradução falada durante o vídeo para o espanhol e o segundo para o português.


 fonte:
http://dharmalog.com/2014/02/06/tenzin-wangyal-rinpoche-yoga-sonhos-sono-desconhecido-conhecido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário