sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dica de documentário: "Não há amanhã": a questão do hiperconsumo

There's no tomorrow (dublado) 



Abaixo, você encontrará link (Youtube) para assistir a este documentário estarrecedor e bastante realista, abordando os temas do comportamento humano em sociedade (consumismo) e as principais fontes de energia que sustentam nosso modo de vida contemporâneo.
 
 
O documentário "Não há amanhã" (There's no tomorrow), com didática impecável e uso de animação gráfica, além de dados estatísticos consistentes, aborda a impressionante e crucial questão do crescimento demográfico e da crescente demanda por energia, em escala exponencial (progressão geométrica) no planeta. De modo simples, aborda temas sérios como a formação do petróleo e o seu pico de consumo, a dependência da sociedade de fontes de energia não renováveis, o crescimento econômico e o esgotamento dos recursos naturais.
 
Esse breve filme-animação tem o mérito de nos chamar a atenção para a problemática do hiperconsumismo (cultura do hiperconsumo inconsequente) e igualmente para o fato de que, independentemente de quais estratégias de sustentabilidade adotemos, em questão de tempo (muito pouco tempo) a simples demanda crescente por alimento e energia tornará nosso modo de vida absolutamente insustentável. 
Noutras palavras: se nossas principais fontes de energia são não-renováveis, se o crescimento demográfico mundial aliado ao exponencial crescimento da economia (predatória/exploratória) não retrocede, não é difícil entender o 'beco sem saída' no qual estamos entrando...
 
Estaríamos cegos, como uma boiada estourada, caminhando em direção ao abismo?
 
 
O documentário "Não há amanhã" foi animado e dirigido por Dermot O' Connor, em parceria com a "Incubate Pictures" e o "Post Carbon Institute". 
Produzido no Software vetorial Flash, demorou 6 anos para ser concluído, além de muita pesquisa. 
O filme é gratuito e não pode ser comercializado.
 
 
filme original (em inglês): http://youtu.be/VOMWzjrRiBg 
dublagem:Bruno Bartulic












Nenhum comentário:

Postar um comentário