terça-feira, 15 de julho de 2014

Koan: O Homem Santo



aprecie a esse maravilhoso koan* que tomei a liberdade de reproduzir abaixo... 


O Homem Santo

Boatos espalharam-se por toda a região acerca da existência de um sábio homem santo que vivia em uma pequena casa sobre a montanha. Um homem da vila decidiu fazer a longa e difícil jornada para visitá-lo. Quando chegou no casebre, viu ali dentro um velho empregado que o recebeu, abrindo a porta.

"Eu gostaria de ver o sábio Homem Santo," disse ele ao servo. 
O velho sorriu e permitiu-lhe entrar. Enquanto eles caminhavam ao longo da casa, o homem da vila olhava ansiosamente em torno, antecipando seu encontro com um homem considerado um verdadeiro santo. Mas antes que pudesse se dar conta, ele já havia percorrido toda a extensão da casa e acabou sendo levado para fora. Então, ele parou e voltou-se para o servo:
"Mas eu quero ver o Homem Santo!"
"Já o fizeste," disse o velho. E fechou a porta.


- * - * - * - * - 

* koan: diálogo ou narrativa enigmática que se passa entre mestre e discípulo, com o fim de provocar o despertar da consciência do estudante praticante da meditação. Trata-se de um método milenar utilizado pelas escolas zen de meditação. O objetivo do koan é "nocautear" a mente.



para o exercício de meditação com koans: 
Primeiro, estude-o calmamente, sem preocupação com o tempo exigido ao seu entendimento... 
se não captar nenhum sentido em um primeiro momento, não se impaciente. Leia de novo, e de novo, e de novo... Cada vez que ler, sendo sua leitura atenta, um novo sentido irá se revelando... 
estude o koan, até que tenha captado o seu mais profundo significado. 
No final das contas, tal sentido mais profundo, será simplesmente indizível, inexprimível por palavras.
dica: não tenha pressa para entender a 'moral da história'. Há uma moral que precise ser encontrada? Não creia na verdade do koan, só porque ele o induz a pensar que encontrou tal 'verdade'.  De qualquer modo, não se contente com as respostas inteligentes, bem elaboradas que sua mente certamente produzirá... elas serão fascinantes... cuidado!
Mas antes disso, provavelmente você enfrentará o 1º obstáculo: a divagação da mente, que logo se cansa do 'brinquedo' e quer ir atrás de outro...
Aceite cada resposta sucessivamente, como se tivesse ganhado um 'presente'... 
não o recrimine, nem julgue... mas logo abandone-o! eis o 2º obstáculo: É comum que a mente se apegue e não queira largar o presente (seja pelo cansaço, pela preguiça, pelo comodismo ou simplesmente pela soberba, ou desconforto da busca)...
então, repito: aceite com gratidão o 'presente', aprecie-o, deguste-o, sorva-o, mas não se identifique com 'ele'. Abandone-o assim que puder.
E continue buscando... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário