terça-feira, 26 de agosto de 2014

Despertou? Permaneça acordado...

Você conhece as reflexões, vídeos e textos de Flavio Siqueira? 
Se não conhece, vale a pena conferir!! Excelentes reflexões, ótimas dicas, 'insights' fantásticos para qualquer um que esteja buscando o autoconhecimento, que esteja se questionando sobre o sentido da sua vida e de tudo que tem feito em seu dia a dia.
Abaixo, uma amostra da qualidade das suas reflexões. Aproveite para ler com calma:


Permaneça acordado!



A semana útil está começando. Tiramos a roupa do fim de semana, a mente relaxada, a falta de pressa, o descanso e nos armamos para a guerra diária das cobranças, da responsabilidade, da "vida real".

Saímos da cama, de casa, vamos para as ruas respondendo condicionamentos, guerreiros, robôs, cumpridores de papeis preestabelecidos: o motorista, o profissional, o chefe, o empregado, o pai provedor, a mãe profissional, o filho estudante e assim, todos a postos, tudo certo, tudo no lugar, nos posicionamos para o que "der e vier".

Tudo caminha como sempre caminhou, todos fazendo o que sempre fizeram, mas, a ideia desse lembrete é dizer que não precisa ser assim.

Preste atenção: Repare que tudo a sua volta permanece no mesmo lugar. Quando estiver na rua, as carrancas, congestionamentos, pressa, cegueira de quem anda e não vê, quem cruza pelo outro e nem percebe, tudo como sempre, todos cumprindo seus papeis, sentindo o que sempre sentiram, pensando o que são programados para pensar, no entanto, não precisa ser assim com você.
Minha proposta é que, independente do que aconteça, não importa os planos, nem o que traçou para os próximos dias, quero que procure se manter acordado. Mesmo que tudo o que chama de "realidade" permaneça inalterável, mude o foco de sua percepção e enxergue-se, a começar por levar em consideração o que sente, o que pensa, o que quer, por que quer.

Preste atenção nas pessoas. Veja seus rostos, tente compreender suas emoções, fique atento para como agem sem perceber, os condicionamentos, as raivas projetadas, os medos expostos nas falas, nos risos nervosos, nos passos apressados. Permaneça acordado.

Apenas repare. Observe o mundo a sua volta, a vida brotando das calçadas, o céu que se movimenta, o mundo que lhe cerca, o vento, o ar, o corpo que funciona, a respiração que não cessa. Há um universo a sua volta que se vincula ao universo que é você, mas, quem não está preocupado o suficiente para perceber?

Sei que os dias parecem difíceis, que falta estímulos e as cobranças podem ser intensas. Sei que a justiça nem sempre é um ideal, que as dores existem e que muitas vezes somos pegos de surpresa. Sei como as coisas são.

Mas a boa notícia é que se começarmos assim, sem mágica, sem "fórmulas", com simplicidade, apenas mudando o jeito de enxergarmos a vida, o mundo, nós mesmos, uma percepção, outra perspectiva, acredite, por mais que no primeiro momento os cenários não mudem, você mudará. Isso é suficiente para que todo o universo que lhe cerca modifique e seja reflexo do universo que lhe habita. Nosso condicionamento é para que não vejamos assim, para que sejamos robôs, para que pensamos que não tem jeito. Não precisa ser assim.

Comece por você. Permaneça acordado. 
Cuide-se, controle-se, observe-se, aquiete-se. Não estou dizendo que não haverá dificuldades, que as dores cessarão por completo, que tudo será tingido de cor de rosa para sempre, mas, acredite, há uma gigantesca diferença de consciência entre o que vê e o que só responde condicionamentos, entre o que vive e o zumbi, entre quem dorme e quem acorda.

Hoje é uma oportunidade. Não desperdice, não se inquiete, não sinta pena de si mesmo, não ache que está tudo errado. Mude o mundo inteiro a começar pelo mundo que você é.
Saia para o seu dia, faça o que tiver de ser feito, só não durma, não se entregue ao fluxo da embriaguez, apenas veja, sinta, questione, perceba como tudo muda, tudo se encaixa, tudo se vincula ao interior daquele que simplesmente resolveu permanecer acordado. Só isso: permaneça acordado.
Que assim seja com a gente. Hoje, sempre. Fique bem !

(visite esse endereço, leia seus textos e assista seus vídeos: são ótimos!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário