sábado, 6 de setembro de 2014

J.Krishnamurti: Magoar e ser Magoado



J.Krishnamurti, entrevistado por Dr. A. W. Anderson, em 1974  (assista também a parte 2 -continuação )




Um dos temas fundamentais neste vídeo, é a Educação. O presente vídeo é indicado para qualquer pessoa, porém especialmente útil para educadores, professores... O que deve fazer em primeiro lugar, um educador em sala de aula? 
O segundo tema fundamental é a questão da dor psicológica (a mágoa). Por que ficamos magoados? O que em mim fica magoado? 
Ficamos magoados porque temos uma imagem de nós mesmos (que pode tanto ser repleta de qualidades positivas ou negativas). Ficamos magoados quando somos comparados. Magoamos uma pessoa quando a comparamos com outra. A Escola faz isso, a família faz isso, a religião faz isso. 
A civilização especializou-se em magoar. O sistema educacional está especializado em magoar. É possível ensinar sem magoar? 
É possível não ser magoado? Inevitavelmente, ao convivermos, vivendo em sociedade e sendo educados, criamos uma auto-imagem. A questão é: seria possível apagá-la? E seria possível não criar uma nova imagem de si mesmo? 
Deve-se utilizar a atenção como um meio para apagá-la. Mas isso só será possível se houver compreensão. Você não pode prestar atenção se está magoado. 
  (continuação)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário