sexta-feira, 14 de novembro de 2014

filme La Belle Verte: resenha crítica




Quer uma dica de um filme inteligente e ao mesmo tempo bem humorado?

La Belle Verte 
(título em inglês: "The Green Beautiful"; no Brasil: "Turista Espacial")

Produção cinematográfica francesa de 1996 (99 min), La Belle Verte faz uma excelente crítica de nosso modo de vida contemporâneo. O enredo ficcional parte da existência de uma civilização mais evoluída que vive em outro planeta, em harmonia com a natureza.  De tempos em tempos, alguns de seus habitantes fazem excursões a outros planetas, seja para observá-los ou mesmo ajudá-los em seu processo evolutivo. Curiosamente, há 200 anos que ninguém quer vir para o planeta Terra. Até que um dia, por razões pessoais, uma mulher decide se voluntariar e a partir daí, quase toda a história irá se passar em Paris.
 
O filme passa então a abordar de maneira crítica, mas bem humorada, nosso relacionamento social, com o meio ambiente, nossos hábitos e costumes, etc. Gradualmente passam a ser abordados temas antropológicos e sociológicos como sustentabilidade, feminismo, humanismo, pacifismo, entre outros igualmente interessantes. 

Um dos aspectos mais interessantes do filme, do ponto de vista antropológico, é o fenômeno do 'estranhamento' (choque entre culturas distintas), além da interessante questão da endoculturação, alegoricamente apresentada como um tipo de 'programação mental' que todos recebemos, nos 'instruindo' sobre os papéis sociais, sobre como pensar, o que comer, como nos comportar, como tratar os outros etc... 

No filme, a ideia de que pessoas possam ser simplesmente "desprogramadas" é genial, embora evidentemente utópica.  

A pergunta que me faço é: por que não começamos a pensar melhor sobre essas programações que recebemos diariamente? 

Consideremos inicialmente que nossos comportamentos, costumes, hábitos, linguagem, praticamente tudo em nós, até mesmo nossas crenças, na verdade não são tão nossas assim. Em algum momento, tudo isso nos foi introjetado, foi acontecendo lentamente a partir das vivências e experiências comunitárias (sociais) a que somos submetidos desde que nascemos. 

Pense bem: A cultura pode ser algo bom, já que nos permite ler o mundo, nos mover nele com algum conforto e aparente segurança, porém também tem seu outro lado: ela também pode nos limitar, nos condicionar e até mesmo nos escravizar a paradigmas que limitam nossas percepções, interpretações e comportamentos.

O título brasileiro (“Turista Espacial”) só para variar, nada tem a ver com o original francês (La Belle Verte) mas o filme, apesar de não recente, continua atualíssimo. Sabemos que muita coisa está equivocada em nossa sociedade, mas raras vezes paramos para refletir sobre esse tema. Essa mesma sociedade não faz questão nenhuma de que reflitamos sobre nosso comportamento predatório e inconsequente. 

Enfim, o filme trata deste e de outros temas de forma leve, inteligente e agradável. Ao mesmo tempo, nos faz pensar se seria possível nos relacionarmos melhor conosco mesmos, com outras pessoas e com o meio ambiente, sem sermos hiperconsumistas e tão autocentrados em nosso próprio ego... 

Detalhe interessante: a diretora do filme (Coline Serreau) também interpreta o papel principal.  
Vale a pena conferir!

5 comentários: