domingo, 30 de novembro de 2014

Chomsky e a grande mídia


Observações importantes:
em geral, não se deve utilizar a wikipedia para trabalhos acadêmicos por vários motivos óbvios (ainda bem que o texto abaixo não compõe nenhum trabalho acadêmico meu...rs...). 
Porém, em se tratando de uma consulta rápida, ou se queremos uma pequena noção de certo assunto interessante, eis que ela pode ser útil.  Eis o caso!
Por isso, peço licença aos leitores para citar a wikipedia como fonte (liberdade que raramente lanço mão). 
Aconselho, contudo, para um razoável aprofundamento do tema, a leitura das obras originais (ou boas traduções) do próprio Chomsky.


A perversidade da mídia de massa

O famoso e polêmico Chomsky desenvolveu uma análise crítica e perspicaz dos meios de comunicação de massa (em especial aos norte-americanos).
Nela, ele resolveu abordar as estruturas, restrições e o apoio que essa categoria de mídia oferece à consolidação do poder político e econômico dos grandes conglomerados industriais e comerciais, bem como dos grupos políticos alojados nas principais instituições políticas e estruturas estatais.

Ao contrário do que ocorre nos sistemas políticos de tipo totalitário, nos quais a força física e a censura política explícita são sistematicamente utilizadas para coagir o povo de modo geral, nas sociedades mais democráticas (como Estados Unidos, por exemplo), por outro lado, faz-se necessário lançar mão de outros meios de controle bem mais sutis, mas não menos eficientes. 

"a propaganda representa para a democracia aquilo que o cacetete significa para o Estado totalitário." (Chomsky)

Na obra A Manipulação do Público (escrito em conjunto com Edward S. Herman), Chomsky explora apresenta numerosos estudos para fundamentar seu modelo explicativo de como a manipulação das massas a partir da ação dos meios de comunicação (veja também Teoria da Propaganda de Chosmky e Herman).

A teoria de Herman e Chomsky busca uma explicação coerente para a existência de um generalizado "viés sistêmico dos meios de comunicação em termos de causas econômicas e estruturais". Ou seja, não se trata de ficarmos imaginando "conspirações", oriundas de pessoas ou grupos contra a sociedade. O modelo elaborado por Chomsky se repete frequentemente e deriva da coexistência de cinco filtros aos quais toda notícia precisa vencer antes de ser publicada. Tais filtros combinados, perversa e sistematicamente distorcem a cobertura e veiculação das notícias.

Abaixo, segue a descrição sucinta destes filtros:

Amethystium - Elegy, Elvensong, Treasure: música, arte

Amethystium é um projeto de música eletrônica New Age (em atividade desde 1999) criado pelo produtor/compositor/multi-instrumentalista norueguês Øystein Ramfjord. 
Sob o nome Amethystium, Ramfjord lançou seu primeiro trabalho experimental "Autumn Interlude".

apreciem a belíssima melodia e as fantásticas imagens que acompanham o clip:

Amethystium - Elegy:

 

- Treasure (letra no final)

 

 

 

 

 

 

Wendy Nazaré - Au goût eighties



Au goût eighties

Hey, hey, hey... Hey, hey, hey... Hey, hey, hey...

Dans tes pas,
il y a comme une odeur de mômes.
Dans tes empruntes,
comme une fontaine d'arômes.
Il t'envahit bien au-delà du menton.
Et laisse en toi les dégâts d'une explosion.
Ça te balance des éclats de noisettes.
Aux goût eigthies,
mes du fluo dans tes baskets.

refrão:
Une pluie de madeleines,
s'enfuit dans tes veines.
Un nuage te ramène,
des images par centaines.
Au temps de mercredi,
Nighties et Eigthtis.

sábado, 29 de novembro de 2014

Para eu ser eu... (K. Wilber)

"Para eu ser eu, você precisa ser você...
...

Para você ser você, eu preciso ser eu".

(Ken Wilber)

Estados Unidos e a questão do racismo

mais um triste e trágico capítulo na história do racismo na nação-símbolo da liberdade, da democracia e do desenvolvimento econômico e cultural das Américas

 

Ferguson: 500 são presos em protestos na Califórnia

 

As tensões diminuíram na cidade norte-americana de Ferguson, em  St. Louis, na quinta-feira (27), depois de duas noites de violência e saques desencadeados pela revolta de cunho racial decorrente da decisão de um tribunal local de não indiciar um policial branco por matar a tiros um adolescente negro desarmado.
Os protestos também minguaram em outras partes dos Estados Unidos, já que o feriado de Ação de Graças e o tempo frio seguraram muitas pessoas em casa. Mas na Califórnia, cerca de 500 pessoas foram presas nos últimos dois dias em manifestações que fecharam estradas em grandes cidades.

Ferguson se tornou o cerne de uma discussão nacional sobre as relações raciais desde que o policial Darren Wilson matou Michael Brown no dia 9 de agosto. O Departamento de Justiça dos EUA está investigando possíveis abusos de direitos civis, e o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu reflexão sobre as dificuldades que as minorias enfrentam no país.

línguas-referência da Cultura Brasileira

Três línguas são reconhecidas pelo Iphan como Referência Cultural Brasileira
19/11/2014
As línguas foram apresentadas em encontro ibero-americano que debater políticas públicas para a preservação da diversidade linguística.

Talian, Asurini do Trocará e Guarani Mbya são as primeiras línguas reconhecidas como Referência Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que agora passam a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), conforme dispõe o Decreto 7387/2010. 
Essas línguas e os representantes de suas comunidades foram homenageados durante o Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), até o dia 20 de novembro.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Música instrumental: Oblivion 2013

dica musical:

Trilha sonora do filme Oblivion (2013)

 


Oblivion

palavra latina que significa 'esquecimento'. Mas aqui não nos referimos ao 'esquecer' do guarda-chuva ou da carteira em algum canto da casa ou escritório. Pensemos num tipo de 'esquecimento eterno', algo que foi condenado a não mais ser lembrado. Daí a expressão "cair no esquecimento", que na Língua inglesa dá origem ao verbo fall into oblivion.

Para quê serve o Homem: Krishnamurti

Você e eu temos de nos livrar das causas que estão produzindo conflito em nós mesmos. E o centro do conflito é o “eu”, o ego. Entretanto, a maioria de nós não deseja ficar livre desse ego. Essa é a dificuldade. 
A maioria de nós gosta dos prazeres e das dores que o “eu” nos traz; e, enquanto formos controlados pelos prazeres e dores do “eu”, haverá conflito entre o “eu” e a sociedade, entre o “eu” e o coletivo; e o coletivo dominará o “eu” e o destruirá se puder.
Contudo, o “eu” é muito mais forte do que o coletivo; então ele sempre dribla o coletivo, e tenta obter nele uma posição, expandir-se, realizar-se.
Certamente, o libertar-se do ego, e, portanto, a busca da realidade, a descoberta da realidade e sua manifestação, é a verdadeira função do homem.
(Krishnamurti)

o mais difícil neste mundo: Tales

“O que há mais difícil neste mundo é o homem conhecer a si mesmo.”
(Tales de Mileto)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

antropologia: mapa do suicídio indígena no brasil

Clique aqui para ver o mapa do suicídio indígena no brasil

Neste mapa (link acima), temos contabilizados os dados referentes aos suicídios indígenas ocorridos no Brasil entre os anos de 1996 e 2012. 

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Deseis) do Ministério da Saúde. 

 

fonte: https://cienciahoje.cartodb.com/viz/37e9e4de-3dde-11e4-89ee-0e230854a1cb/public_map

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ken Wilber: entrevista com “O Einstein da Consciência”

reproduzo abaixo, a inédita e muito boa entrevista feita com o famoso pesquisador Ken Wilber, criador da chamada "Psicologia Integral". Apelidado de 'Einstein da psicologia moderna', faz uma análise crítica e inteligente das quatro principais correntes da Psicologia contemporânea.

por , (publicada originalmente em seu site: http://papodehomem.com.br/),

agosto de 2010

Nota do editor: se você não conhece Ken Wilber e deseja uma visão genial para mapear e integrar toda a pluralidade de perspectivas que encontra por aí, siga lendo. 

grupo online sobre Ken Wilber.

Percurso para uma visão integral

Ken Wilber é uma figura difícil de definir. Pensador contemporâneo com uma proposta de integrar todo o conhecimento humano, ele trabalha com ciência, filosofia, ética, espiritualidade e arte.
As contribuições wilberianas no campo da psicologia, por exemplo, tiveram tal impacto cultural que a crítica o aclamou como o “Einstein da psicologia moderna”. Com 23 livros traduzidos para mais de 30 idiomas, ele é um dos poucos autores vivos presenteados com suas “Obras completas”, em 9 volumes ao melhor estilo enciclopédico.
Nascido em Oklahoma City, EUA, em 1949, viveu em diversas cidades ao longo de sua vida já que seu pai pertencia à força aérea americana. Assim que completou o segundo grau em Lincoln, Nebrasca, começou o curso de Medicina na universidade de Duke. Logo no primeiro ano de curso perdeu o interesse pela carreira médica e começou a estudar psicologia e filosofia por conta própria. Posteriormente, voltou a Nebraska e completou um mestrado em bioquímica, abandonando em seguida a carreira acadêmica para se dedicar aos estudos e a prática da meditação.

Créditos: Felipe Cherubin.

sábado, 15 de novembro de 2014

Exposição GENESIS: Sebastião Salgado



Exposição "Genesis"
CURADORIA – LÉLIA WANICK SALGADO


Exposição ‘Genesis”, do famoso fotógrafo Sebastião Salgado, está aberta ao público de 13 de novembro de 2014 a 15 de fevereiro de 2015, de terça a sexta, das 08h às 12h e 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 09h30 às 18h, na Área de Convivência do Sesc. 
A entrada é gratuita.
Mais informações no portal: sescsp.org.br/bauru
Agendamento: para visitas educativas é necessário realizar o agen­damento, que pode ser realizado pelo email agendamento@bauru.sescsp.org.br ou pelos telefones (14 – 3235-1790 / 3235-1760).
participantes por grupo: cada grupo agendado deve ter até 40 estudantes.
confirmação de agendamento: a confirmação do agendamento será feita por e-mail juntamente com o envio de um formulário a ser preenchido. No dia da visita, o responsável pelo grupo deverá apresen­tar o formulário o e-mail de confirmação de agendamento impresso e assinado.

O embarque e desembarque dos visitantes é realizado na entrada situada à Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia, Bauru, SP.


O projeto

Gênesis, palavra conhecida por remeter à origem do mundo no pri­meiro livro da Bíblia, é o título de um grande projeto realizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, sua esposa Lélia Wanick Salgado e uma equipe de colaboradores.
Para sua realização, foram realizadas trinta e duas viagens, com du­ração média de dois meses. Em busca de lugares onde a natureza permanece preservada como em suas origens, Sebastião e sua equipe enfrentaram temperaturas extremas de frio e calor, viveram em acampamentos improvisados e utilizaram os mais variados meios de transporte, de navios e canoas a aviões, trenós, a pé ou com o auxílio de animais.

O que ressalta aos olhos dos visitantes é a beleza das imagens, que carregam em si a missão pedagógica de seu autor: testemunhar a pre­sença da vida em lugares onde o ser humano ainda não se instalou ou em comunidades que se organizam em torno de atos para manter sua sobrevivência mais simples na terra em que vivem, realizando uma reportagem fotográfica que se apresenta ao público de duas formas: na exposição, a partir de 13 de novembro no Sesc Bauru, e no livro Gênesis, publicado pela editora Taschen.

Nas palavras da curadora da exposição e editora do livro, Lélia Wanick Salgado,

Genesis é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde sua formação e em sua evolução, antes que a vida mo­derna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca das paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mun­do contemporâneo. E Genesis comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade.

O casal afirma ainda que em suas pesquisas chegaram à seguinte in­formação: 46% da área total de nosso planeta continua tão preservada quanto nas eras mais remotas, justamente pela dificuldade de acesso, em terras desérticas e muito quentes, ou ainda em lugares de clima insuportavelmente frio. 
Lélia e Sebastião esperam que nos sensibilizemos para a questão da sustentabilidade ecológica, mobilizando nossos saberes e recursos para transformar o planeta.


A exposição Genesis e o projeto de Sebastião Salgado: a exposição como plataforma de trabalho para os professores e educadores

Como educadores, consideramos esta exposição um convite à pesquisa e descoberta de uma série de temas e possibilidades a serem abordadas em processos pedagógicos.

CONSCIÊNCIA NEGRA

De 16 a 22 de novembro:
MÊS, SEMANA E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – 

SUBSÍDIOS sobre
- leis abolicionistas de indígenas e negros no Brasil. 
- direitos humanos, preconceito e discriminação. 
- inclusão, políticas afirmativas de integração racial, etc.
- obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-indígena brasileira na Rede de Ensino Público e Privado

Legislação -

PERÍODO REPUBLICANO


2014, 9/6 - Lei Federal nº 12.990 - Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos.

2012, 29/8 - Lei Federal nº 12.711 - Dispõe sobre o ingresso de afrodescendentes, indígenas e alunos de baixa renda  nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

2010, 20/7  - Lei Federal  nº  12.288  - O Estatuto da Igualdade Racial . Ações
2010, 19/7  - Lei Estadual nº 14.187 - São Paulo contra o racismo. Punições
2008, 10/3  - Lei Federal  nº  11.645. Ensino obrigatório da história e cultura afro...
2008, 10/3  - Lei Federal  nº  11.465. Idem a indígena brasileira.
2003, 09/1  - Lei Federal  nº  10.639. Idem:  Afro e Afro brasileira em disciplinas...
1951, 03/7  - Lei Federal Afonso Arinos. Contra a discriminação racial no Brasil.

PERÍODO IMPERIAL
1888, 13/5 – Lei Áurea – Abole  a escravidão negra no Brasil. Pela Princesa Isabel.
1885, 28/5 -  Lei Saraiva-Cotegipe – Liberta os escravos sexagenários.
1871, 19/9 -  Lei do Ventre Livre. Liberta filhos de escravos. Visc. Do Rio Branco.
1850, 04/9 – Lei Eusébio de Queirós. Decreta o fim do tráfico negreiro no País.
1680, 31/4 – Lei da Abolição da Escravidão Indígena. Liberta todos os índios.   



Sugestões de TEXTOS, VÍDEOS, LIVROS para estudos, debates e ações:

O GUARANI . Brasil. ALENCAR, J. de . Ed. Ática. Retrata cultura indígena.
A MISSÃO . Brasil. Filme-denúncia sobre aculturação e o genocídio dos índios.
CASA GRANDE E SENZALA. Brasil. FREIRE, G.Global.Relação branco x negro
A REVOLTA DA CHIBATA. Brasil. PIVETA, I. ou VIEIRA, C. Casa Amarela.
TAMBORES DE ANGOLA. Brasil. INÁCIO, A./ PINHEIRO, R. Casa Espíritos.
LIÇÕES DA SENZALA. Brasil. FERNANDO, L. / DÓRIA, MN. Lúmen.
A SAGA DE UMA SINHÁ. Brasil. FERNANDO, L / DÓRIA, MN. Lúmen.
ANÁLIA FRANCO, A GRANDE DAMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Brasil. MONTEIRO. EC. Madras. Educadora e abolicionista. Republicana. Protege (...)
EURÍPEDES BARSANULFO – O HOMEM E A MISSÃO. Brasil. NOVELINO, C. IDE.
NAVIO NEGREIRO. Brasil. ALVES, C. Diversas editoras. Denuncia/defende (...)
I-JUCA-PIRAMA. Brasil. DIAS,  G. Diversas editoras. Defende índio, sua cultura.



CMCN de Bauru e Coletivo Anti-Racismo Apeoesp – fone (14)32235171.  
SEPPIR/PR – www.seppir.gov.br
CPPNI/SJDC/SP para denúncias sobre racismo.

Rubens Colacino. Fone (14) 30167788 e 988015831(r)



O que somos...

Somos o que somos
Somos como somos
Cromossomos
Pó somos
Luz somos
Só somos
Já somos e não somos

silvio m.max.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Há mesmo racismo no Brasil?

interessante artigo, dica de minha aluna de antropologia Patrícia Souza neste semestre.

O Teste do Pescoço

8 de julho de 2013 


Por Luh de Souza e Francisco Antero
1. Andando pelas ruas, meta o pescoço dentro das joalherias e conte quantos negros/as são balconistas;
2. Vá em quaisquer escolas particulares, sobretudo as de ponta como; Objetivo, Dante Alighieri, entre outras, espiche o pescoço pra dentro das salas e conte quantos alunos negros/as há . Aproveite, conte quantos professores são negros/as e quantos estão varrendo o chão;
3. Vá em hospitais tipo Sírio Libanês, enfie o pescoço nos quartos e conte quantos pacientes são negros, meta o pescoço a contar quantos negros médicos há, e aproveite para meter o pescoço nos corredores e conte quantos negros/as limpam o chão.
4. Quando der uma volta num Shooping, ou no centro comercial de seu bairro, gire o pescoço para as vitrines e conte quantos manequins de loja representam a etnia negra consumidora. Enfie o pescoço nas revistas de moda , nos comerciais de televisão, e conte quantos modelos negros fazem publicidade de perfumes, carros, viagens, vestuários e etc.
5. Vá às universidades públicas, enfie o pescoço adentro e conte quantos negros há por lá: professores, alunos e serviçais;
6. Espiche o pescoço numa reunião dos partidos PSDB e DEM, como exemplo, conte quantos políticos são negros desde a fundação dos mesmos, e depois reflitam a respeito de serem contra todas as reivindicações da etnia negra.
7. Gire o pescoço 180° nas passeatas dos médicos, em protesto contra os médicos cubanos que possivelmente irão chegar, e conte quantos médicos/as negros/as marchavam;
8. Meta o pescoço nas cadeias, nos orfanatos, nas casas de correção para menores, conte quantos são brancos, é mais fácil;
9. Gire o pescoço a procurar quantas empregadas domésticas, serviçais, faxineiros, favelados e mendigos são de etnia branca. Depois pergunte-se qual a causa dos descendentes de europeus, ou orientais, não são vistos embaixo das pontes ou em favelas ou na mendicância ou varrendo o chão;
10. Espiche bem o pescoço na hora do Globo Rural e conte quantos fazendeiros são negros, depois tire a conclusão de quantos são sem-terra, quantos são sem-teto. No Globo Pequenas Empresas & Grandes Negócios, quantos empresários são negros?
11. Nas programações das Tvs abertas, acessível à maioria da população, gire o pescoço nas programações e conte quantos apresentadores, jornalistas ou âncoras de jornal, artistas em estado de estrelato, são negros. Onde as crianças negras se veem representadas?
Aplique o Teste do Pescoço em todos os lugares e depois tire sua própria conclusão. Questione-se se de fato somos um país pluricultural, uma Democracia Racial e se somos tratados iguais perante a lei.
** Este teste foi ensinado por Francisco Antero


Leia a matéria em: Existe racismo no Brasil? Faça o Teste do Pescoço e descubra - Geledés 
 
http://www.geledes.org.br/existe-racismo-brasil-faca-o-teste-pescoco-e-descubra/#axzz3I1e6oM7Z

filme La Belle Verte: resenha crítica




Quer uma dica de um filme inteligente e ao mesmo tempo bem humorado?

La Belle Verte 
(título em inglês: "The Green Beautiful"; no Brasil: "Turista Espacial")

Produção cinematográfica francesa de 1996 (99 min), La Belle Verte faz uma excelente crítica de nosso modo de vida contemporâneo. O enredo ficcional parte da existência de uma civilização mais evoluída que vive em outro planeta, em harmonia com a natureza.  De tempos em tempos, alguns de seus habitantes fazem excursões a outros planetas, seja para observá-los ou mesmo ajudá-los em seu processo evolutivo. Curiosamente, há 200 anos que ninguém quer vir para o planeta Terra. Até que um dia, por razões pessoais, uma mulher decide se voluntariar e a partir daí, quase toda a história irá se passar em Paris.
 
O filme passa então a abordar de maneira crítica, mas bem humorada, nosso relacionamento social, com o meio ambiente, nossos hábitos e costumes, etc. Gradualmente passam a ser abordados temas antropológicos e sociológicos como sustentabilidade, feminismo, humanismo, pacifismo, entre outros igualmente interessantes. 

Um dos aspectos mais interessantes do filme, do ponto de vista antropológico, é o fenômeno do 'estranhamento' (choque entre culturas distintas), além da interessante questão da endoculturação, alegoricamente apresentada como um tipo de 'programação mental' que todos recebemos, nos 'instruindo' sobre os papéis sociais, sobre como pensar, o que comer, como nos comportar, como tratar os outros etc... 

No filme, a ideia de que pessoas possam ser simplesmente "desprogramadas" é genial, embora evidentemente utópica.  

A pergunta que me faço é: por que não começamos a pensar melhor sobre essas programações que recebemos diariamente? 

Consideremos inicialmente que nossos comportamentos, costumes, hábitos, linguagem, praticamente tudo em nós, até mesmo nossas crenças, na verdade não são tão nossas assim. Em algum momento, tudo isso nos foi introjetado, foi acontecendo lentamente a partir das vivências e experiências comunitárias (sociais) a que somos submetidos desde que nascemos. 

Pense bem: A cultura pode ser algo bom, já que nos permite ler o mundo, nos mover nele com algum conforto e aparente segurança, porém também tem seu outro lado: ela também pode nos limitar, nos condicionar e até mesmo nos escravizar a paradigmas que limitam nossas percepções, interpretações e comportamentos.

O título brasileiro (“Turista Espacial”) só para variar, nada tem a ver com o original francês (La Belle Verte) mas o filme, apesar de não recente, continua atualíssimo. Sabemos que muita coisa está equivocada em nossa sociedade, mas raras vezes paramos para refletir sobre esse tema. Essa mesma sociedade não faz questão nenhuma de que reflitamos sobre nosso comportamento predatório e inconsequente. 

Enfim, o filme trata deste e de outros temas de forma leve, inteligente e agradável. Ao mesmo tempo, nos faz pensar se seria possível nos relacionarmos melhor conosco mesmos, com outras pessoas e com o meio ambiente, sem sermos hiperconsumistas e tão autocentrados em nosso próprio ego... 

Detalhe interessante: a diretora do filme (Coline Serreau) também interpreta o papel principal.  
Vale a pena conferir!