sábado, 3 de janeiro de 2015

Batra completa cinco anos. Mas o que ela faz??




Batra completa cinco anos com fiscalizações

Entidade tem como meta fazer o acompanhamento detalhado das licitações municipais

Thiago Navarro

A ONG Bauru Transparente (Batra) completou cinco anos no fim de 2014, com novas metas para 2015. Com o objetivo de fiscalizar os poderes Executivo e Legislativo, a Batra começou em 2009 e, desde então, vem desenvolvendo uma série de atividades, tendo a finalidade de disseminar a importância da consciência política junto à população.

O presidente da Batra, Rafael Moia Filho, destaca que os últimos cinco anos foram mais tranquilos na vida pública bauruense se comparados à década de 1990 ou a primeira metade da década passada, mas nem por isso o trabalho de fiscalização deve desacelerar. “Tivemos cinco anos relativamente tranquilos, porém, sempre que julgamos pertinente, entramos com petições junto ao Ministério Público ou solicitando informações aos órgãos públicos”, explica.

Para o dirigente da ONG, o novo ano traz novas metas. “Um dos nossos objetivos é intensificar o Programa Ágora. É uma atividade desenvolvida em conjunto com o projeto JC na Escola, do Jornal da Cidade, na conscientização política dos jovens”, reitera. O Programa Ágora tem como finalidade o resgate de valores universais relacionados à participação política, como ética, cidadania, respeito ao semelhante, entre outros, mas sem bandeira partidária.

Outra proposta a ser implementada ao longo de 2015 é o acompanhamento detalhado de todas as licitações em âmbito municipal. 
“Isso é algo que a gente já gostaria de ter feito no ano passado, mas tivemos que adiar por conta da escassez de recursos humanos e financeiros. Agora a meta é trabalhar bem isso em 2015, fazendo um checklist de todas as licitações por secretaria, em cada etapa, conferindo os editais. É o nosso grande objetivo neste ano, implementar esse trabalho de acompanhamento das licitações”, reforça.


Posição
Um dos princípios da Batra é não ter bandeira partidária, afirma Rafael Moia Filho. 
 “O principal requisito para que alguém seja nosso voluntário é não ter vinculação a nenhum partido político. Além disso, aceitamos doações de pessoas físicas e de empresas para custear nossas atividades, mas em hipótese alguma aceitamos verba do poder público, até para manter o máximo de independência e impessoalidade no trabalho de fiscalização”, confirma. Atualmente, a Batra conta com cerca de 50 voluntários fixos, e mais alguns que somam com a entidade em períodos específicos, como as eleições.

Voto
Uma das campanhas da Batra é o ‘Voto Consciente’, desenvolvida de maneira permanente, mas intensificada nos anos de eleição. 
 
“A ideia da campanha é levar informação a todos. Em um ano atingimos 2 mil pessoas, em outro chegamos a 4 mil, e o objetivo é disseminar na população a prática do voto consciente. Primeiro, mostramos o sistema eleitoral brasileiro, e depois o fato da eleição jamais terminar no dia da votação. As pessoas têm que acompanhar o trabalho dos políticos através da mídia e também ir cobrar na Câmara Municipal, na prefeitura”, diz Moia.

O presidente da Batra diz ainda que durante o ‘Voto Consciente’ as pessoas recebem outras informações.

“O político passou em seu bairro e prometeu várias coisas durante a eleição? Tem que ser cobrado depois. E todos aqueles que ocupam um cargo público devem ser cobrados sobre suas responsabilidades junto ao povo. Por isso, incentivamos que as pessoas se informem sempre e procurem participar de sessões da Câmara e audiências públicas, por exemplo”, conclui Moia.

Entre outras atividades, a ONG desenvolveu nestes cinco anos de atuação um debate na eleição municipal de 2012, o Torneio Interescolas, o Concurso de Redação Escolar, o Caderno de Demandas de Bauru e o Livro Cidadania Consciente.


Doações para apoio
Para manter suas atividades, a Batra conta com doações de pessoas físicas e jurídicas. “A maioria prefere não aparecer. Nós oferecemos espaço em nosso site e publicações, aí fica a cargo de quem está colaborando expor sua marca ou manter-se no anonimato”, comenta Rafael Moia Filho, presidente da entidade.
A ONG oferece diversos planos de colaboração mensal, a partir de R$ 50,00. A Batra fica na rua Monsenhor Claro, 11-62, Centro, e o telefone é (14) 3879-3850. O site da entidade é o www.batra.org.br. As pessoas interessadas em atuar como voluntárias também podem procurar a ONG nestes contatos.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário