sábado, 3 de janeiro de 2015

Perigo Para Sociedade




Radical, revolucionário e polêmico. Eis um discurso potencialmente instigante.
Antes de assisti-lo, porém, considere que o perigo não está exatamente no discurso... o perigo reside na ignorância, na hipnose coletiva, na patologia social do mimetismo que nos reduz à condição de animais, inconscientes de si mesmos... O fundamentalismo, o consumismo e o materialismo (sejam eles de ordem político-partidária, religiosa, científica ou filosófica...) são meros subprodutos do mesmo processo de adormecimento da consciência do qual a humanidade de modo geral padece. 
O perigo definitivamente não mora nas palavras em si mesmas, mas no peso que damos a elas... o perigo reside no sonho da consciência, nas reações mecânicas. A ilusão de que a visão de mundo deste ou daquele grupo nos coloca em posição de vantagem ou de superioridade em relação aos demais, nos 'legitima' racionalmente a julgar o outro, segundo evidentemente "nossa" própria verdade/crença (que no fundo nem é tão nossa como imaginamos que seria). 
Nossa mente pode expressar a verdade em palavras? A consciência que sonha permite que percebamos a Verdade, além de qualquer sistema ideológico de controle? 
O vídeo fala justamente sobre isso: sobre como distintos sistemas foram criados para nos afastar da autonomia, da vida consciente e da liberdade, nos escravizando e induzindo a uma vida medíocre, voltada tão somente para atender aos interesses do consumismo econômico que impera em nossa sociedade pós-moderna. 
Certa vez, um grande sábio declarou: "A Verdade é o Desconhecido de momento a momento"... Pensemos um pouco sobre isso. O que importa? é o que faremos com a 'informação' que recebemos.. 

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário