quinta-feira, 9 de abril de 2015

O que somos e para onde vamos?


Em minha família, todos que ficaram mais velhos tiveram doença de Alzheimer. Isso nos leva a uma questão interessante: “O que é que nós somos?”. E o que seremos depois? Alguém me perguntou em uma entrevista: “E depois da morte, acaba tudo?”. E minha resposta foi que, dada a maneira como nosso universo funciona, é impossível que alguma coisa acabe.
A primeira lei da termodinâmica é a lei da conservação de energia, ou seja, a energia é constante e só pode ser transformada. A energia pode ser condensada, por exemplo, condensada e transformada em matéria. Matéria, portanto, é energia condensada. Nós somos energia condensada, mas em permanente transformação.
Em outra palestra usei o exemplo do riacho. Sempre que olhamos para o riacho ele parece ser o mesmo, mas todos sabemos que não é o mesmo. A cada segundo uma nova água se apresenta e passado suficiente tempo, os riachos cavam buracos e mudam de curso. Assim é com todo o universo, em constante transformação.
A vida está sempre mudando, sempre se transformando. Poucos minutos atrás estava chovendo, depois abriu o sol, depois chuva e sol e agora somente sol. Todo o tempo é assim, nada é estável, tudo é impermanente e está em constante mudança.
(...)
Seria muito tolo perguntarmos para uma nuvem: “Você irá morrer?”. A resposta da nuvem com certeza seria: “Não, eu me transformo em chuva”. Mas, e a chuva, ela morreria quando chegasse à terra? Não, ela se transforma em riacho. O riacho se transforma em rio e o rio em mar e, eventualmente, a água novamente evapora. Novamente teremos uma nuvem. É a mesma nuvem? Não. Mas é a mesma nuvem, a mesma água.  (...)
(continua)

Autor: Meihō Genshō,

Nenhum comentário:

Postar um comentário