sábado, 4 de julho de 2015

Como lidar com o estresse

Mar 2015

“Todo o sofrimento do mundo vem do fato de pensarmos em nós mesmos.
Toda a felicidade do mundo vem do fato de pensarmos nos outros.” 

Shantideva 
-Por: S.S. Gyalwang Drukpa – Do livro: Iluminação Diária

Muitos vivem estressados por causa da economia, dos negócios, da família e de toda sorte de coisas. Qual é a definição de estresse no dicionário? “Consequência da incapacidade de se adaptar às mudanças.”
O estresse resulta da inflexibilidade e da não aceitação. Noutras palavras, é provocado pelo forte apego a certos objetos, maneiras, resultados ou expectativas. Quando há muita esperança ou expectativa, há também o medo de que ela não se concretize, de que nada saia de acordo com o nosso plano ou nossa vontade. Daí vem o estresse.

Nossa mente é como um grupo de elefantes selvagens, num constante tropel de pensamentos, projetos, prazos e mais prazos. Assim, estamos sempre ruminando alguma coisa e nos pressionando sem necessidade. Sentimos isso até em sonhos. Não sabemos parar esse tropel. Em certa medida, a inquietude é o oposto da confiança. Ficamos estressados quando constatamos que nossa vida está literalmente nos arrastando e nós não sabemos como fazê-la parar ou mesmo andar mais lentamente. 
A despeito de se várias realizações, sentimo-nos acuados pela necessidade de manter o sucesso sempre. As pessoas trabalham muito para obter grande fortuna, e depois precisam trabalhar ainda mais para preservá-la. Mas quando começou a trabalhar, deve ter pensado: “Bem, se eu ganhar 1 milhão, ficarei muito feliz e plenamente satisfeito.” Agora, porém, que atingiu seu objetivo, arranjou outro pretexto para se estressar, estabelecendo um alvo ainda mais difícil. 
Assim, não há paz na mente e em nenhum momento se consegue relaxar.
O mesmo acontece nos relacionamentos. As pessoas passam um certo tempo juntas e passados alguns meses ou anos não se suportam mais. Por que? porque colocamos nossa expectativa de felicidade nos outros ou no resultado dos projetos de trabalho. Não há aceitação daquilo que é. Por isso, há que se renunciar a todas essas expectativas, pois só assim é possível valorizar o momento presente. 
Se você continuar buscando fora a solução, jamais se livrará do estresse; mas se estiver com os pés no chão, lúcido e se aceitando da maneira que você é, dominará a arte de viver o presente e deixará o estresse à beira do caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário