domingo, 20 de setembro de 2015

a diferença entre o "chefe" e o "líder"


Esta frase eu não sei de quem é... simples, mas de conteúdo profundamente significativo para muitos, tenho certeza. 
O comportamento e a visão de mundo de um líder muito se diferencia daquele típico de um simples chefe. 
O chefe possui meros subordinados, é obedecido porque é temido; o líder possui admiradores, comanda pela adesão consciente de seus liderados, que não são meramente "chefiados", mas inspirados pelo seu líder. 
O líder, portanto, é obedecido porque é admirado e respeitado, diferentemente de um simples chefe, que pode ser sim diariamente obedecido, mas comumente apenas suportado.
Muito poder-se-ia teorizar sobre "qualidades de um bom chefe" e sobre qualidades de um "bom líder". Mas proponho um outro exercício: que cada um faça breve análise e reconheça nominalmente quais líderes realmente já conheceu em sua vida, seja pelos ensinamentos ou simplesmente pelos exemplos que deixou. 
E complementarmente, pergunte-se: você já foi líder ou apenas chefe de alguém?
Pronto?! Já fez a sua lista? Eu já tenho a minha e é extensa (embora bem menor do que a lista dos chefes que já conheci).
Há líderes políticos, religiosos, familiares, filosóficos, sociais... enfim! Eles estão aí! Nunca morrerão, não é verdade? Eles nunca deixarão de viver em nossos corações e mentes... Marcaram nossas almas! e muitas vezes nos avivaram nosso entusiasmo, inspiração e motivação quase adormecidos. Líderes que passaram em nossas vidas, disfarçados de pais, mães, irmãos, tios, professores, colegas de trabalho, religiosos...
A esses líderes, nossa homenagem, nossa gratidão, nosso amor e nosso pedido de perdão pelas ocasiões em que fomos indignos de estarmos sob suas lideranças!



Nenhum comentário:

Postar um comentário