terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Quando os pensamentos parecem ter vida própria

Pessoalmente tenho, há algum tempo, estudado as lições deste sábio contemporâneo conhecido como Eckhart Tolle, presentes principalmente na obra "O Poder do Agora". 
Recomendo incisivamente sua leitura, pois tenho constatado diariamente a veracidade de suas observações e conselhos.


Quando os pensamentos parecem ter vida própria...
É fato que nossa mente é "habitada" por incalculável número de memórias que podemos denominar "eus psicológicos". 
De fato, essa multiplicidade de 'entidades' habitantes de nosso universo interior são responsáveis pelos milhares de pensamentos e emoções (perceptíveis ou não). Esse fato é percebido e apontado por todos os mestres do autoconhecimento. Echkart Tolle não é exceção.
Pois bem: cada um desses eus-memórias possuem seus compromissos próprios, seus anseios, desejos, medos e vontades particulares... a ponto de parecer, olhando "de fora", que possuem identidade própria. Tais sujeitos pensantes habitam e desenvolvem suas dinâmicas dentro de nós mesmos. Paradoxalmente, pouco ou nada sabemos sobre eles... quem são? de onde provém? ou para onde vão depois de algum tempo? Além disso, temos pouquíssimo ou nenhum controle sobre essas memórias ou reações. 
Ao mesmo tempo em que parecem estranhos intrusos com "vida própria", são também de certo modo, nossas próprias criações! Se não são "nós mesmos", pelo menos estão sendo mais ou menos nutridos por nós mesmos. E isso é crucial. Eles vivem graças a nós mesmos!
Toda vez que nos deparamos com contradições/conflitos em nós mesmos, evidenciamos que essas múltiplas pessoas estranhas raramente respeitam nossa opinião, nossos ideais, vontades etc... Essas pessoas habitam nosso "interior psicológico", usufruindo de nossos recursos, de nosso capital, de nossas conquistas, sem pagar aluguel e fazendo o que bem entendem em nossa própria casa interior, em nosso próprio corpo.
Mas há mais um fato crucial a ser percebido: Somos nós que nos identificamos com eles e achamos que eles somos nós. Eis o grande e único trunfo de um pensamento, seja ele negativo ou não: confundir-se com "aquele" que realmente somos. E assim camuflados, permanecem vivos e se nutrindo de nossa vitalidade. Uma vez fortalecido, parecem ter "vida própria"... 


abaixo segue uma interessante reflexão de Flávia Melissa (http://flaviamelissa.com.br/):

 

 


(...) já há algum tempo venho notando que a maior parte das pessoas tem uma queixa em comum: o sofrimento. No livro "O Poder do Agora", Eckhart Tolle diz que a causa de todo o sofrimento é a perda de conexão com o momento presente e com as possibilidades infinitas de ser feliz no aqui e agora. E, de modo geral, o que causa nosso sofrimento é a nossa mente e seus pensamentos de que, de alguma forma, o agora deveria ser diferente do que é.

Se a carapuça está servindo por aí, bem vindo ao clube. Você não é um fracassado porque não consegue dar conta de seus pensamentos negativos e de sua mente que mente te dizendo coisas que não estão presentes no seu presente. Você é uma pessoa absolutamente normal, como qualquer outro ser humano.

A questão é que o funcionamento de nossa mente e a qualidade de nossos pensamentos estão intimamente relacionados com uma estrutura cerebral chamada amigdala, que faz parte do sistema límbico e que foi desenvolvida, ao longo de milhares de anos, para regular nossos comportamentos, emoções e memória. E, talvez, por um mecanismo psicológico evolutivo que visa a não repetição de erros, todos nós temos a tendência de buscar referências negativas em nossas memórias e emoções.


O resultado disso você já conhece: pensamentos catastróficos, negativos, de baixa vibração energética que nos fazem sentir mal instantaneamente e que não ajudam em nada a resolver as questões que por ventura estejam nos afligindo.

Depois de ler mais um comentário de mais um seguidor em uma postagem no Instagram descrevendo mais uma vez todo esse mecanismo ligado ao sofrimento que acabei de descrever no parágrafo acima, resolvi correr aqui e te escrever este email, compartilhando uma técnica hiper simples composta de 5 passos para aprender a domar sua mente inquieta e descatastrofizar o que quer que seja que sua mente esteja te dizendo neste momento.

Vamos lá?

1. Assim que um pensamento negativo te invadir a cabeça, fale mentalmente para você mesmo: PARE. Sério mesmo, se for preciso visualize um outdoor gigantesco vermelho escrito PARE na cor branca, bem chamativo, para te lembrar que o que quer que seja que você esteja pensando neste momento, ISTO NÃO É REAL. Gaste quanto tempo for preciso nesta primeira etapa.

2. Respire. Você pode ficar dias sem comer e sem beber água, mas não consegue ficar mais de 3 minutos sem respirar. Sua respiração é a ferramenta mais poderosa de conexão com o momento presente que existe. Encha seus pulmões de ar e solte-o lentamente pela boca entreaberta, deixando que esta expiração faça um som de "ahhhh". Repita pelo menos 3 vezes. A oxigenação no sangue é capaz de reduzir quase que instantaneamente a ansiedade!

3. Observe o que acontece à sua volta neste exato momento. Perceba os ruídos que te cercam, sejam eles dos carros ou dos passarinhos. Conecte-se com o que quer que esteja acontecendo à sua volta neste exato momento e perceba que o que quer que seja que sua mente tenha te soprado, não é o que existe no AGORA.

4. Repita qualquer um dos passos anteriores até que o estado interno de pavor e irritação e medo e catastrofização mude. Não importa quanto tempo você demore em mudar seu estado interno, saiba que você está criando uma NOVA ROTA NEURAL e ensinando aos seus neurônios um novo caminho sináptico. Se você repetir este processo a cada vez que sua mente te soprar pensamentos negativos, depois de um tempo ela vai se tornar um hábito. Acredite em mim.

5. Faça alguma coisa para se sentir bem. Pode ser ligar para um amigo, tomar um sorvete, escutar sua música favorita, entrar num site bacana ou simplesmente tirar uma soneca. Não importa o que seja. O que vale é fazer algo bacana para aumentar a sua vibe e te mostrar que existe algo no AGORA que é bom e que tem o poder de te agradar. Em resumo: que você é capaz de se sentir bem com algo que está ao seu alcance AGORA MESMO!

Se sentir que esta técnica foi capaz de te ajudar me responde este email contando sua experiência!

No mais, espero que esteja tendo uma semana abençoada, desfrutando de saúde e abundância!

Com meus votos de paz e bem, hoje e sempre,
Flavia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário