terça-feira, 12 de abril de 2016

Conformidade social: experimento com macacos (E COM HUMANOS!!)



A Experiência com os Macacos

ou

Por que fazemos o que fazemos?




Experimento científico 

(após ler essa breve explicação, assista o vídeo! é impressionante!


Comece com uma jaula contendo cinco macacos. Dentro da jaula, pendure um cacho de banana numa corda e coloque uma escada debaixo dele.
Em breve, um macaco irá até à escada e começará a subir em direção às bananas. 
Assim que ele tocar na escada, todos os outros macacos serão pulverizados com água gelada.
Após um tempo, outro macaco fará uma tentativa com o mesmo resultado: todos os demais macacos serão pulverizados com água gelada.
Em pouquíssimo tempo, os macacos tentarão impedir que isso aconteça, ou seja, cada vez que um dos macacos tentar alcançar as bananas, será impedido pelos demais.
Agora, deixe a água gelada de lado. Remova um macaco da jaula e substitua-o por um outro. 
O novo macaco vê a banana e deseja subir na escada. 
Para sua surpresa e horror, todos os outros macacos o atacarão. Após algumas tentativas e respectivos ataques, ele agora entende que se tentar subir na escada, será atacado. 
Em seguida, remova outro dos cinco macacos originais e coloque um novo. O recém-chegado vai à escada e é atacado. O novato anterior participará da punição com entusiasmo! 
Da mesma forma, troque o terceiro macaco, e o quarto, e o quinto. Toda vez que o macaco mais recente chega à escada, é atacado. 
Agora chegamos à seguinte situação: a maioria dos macacos que está batendo nele não tem ideia do porquê não é permitido subir na escada, ou porque está participando no espancamento do macaco novato. 
Depois de substituir todos os macacos originais, nenhum dos macacos restantes jamais foi pulverizado com água gelada.
Apesar disso, nenhum macaco jamais se aproximará novamente da escada para tentar pegar as bananas. E por que não? 
Porque, até onde eles sabem, “é assim que as coisas sempre foram feitas por aqui”...

Este experimento nos ensina uma lição sociológica valiosíssima e nos faz refletir seriamente sobre quantos comportamentos e condicionamentos sociais assimilamos sem nem sequer saber a razão deles.  
Muitas de nossas crenças, paradigmas, hábitos e costumes seguem esse mesmo padrão. Aliás, provavelmente nem nossos pais ou avós saberão nos explicar racionalmente o porquê desses comportamentos e condicionamentos...
Você pode estar pensando que o experimento acima é fictício ou que se for autêntico, jamais se aplicaria a seres humanos... Você tem certeza?

E se realizássemos um experimento semelhante ao relatado acima, mas utilizando seres humanos, o resultado seria diferente?

Para saber a resposta, assista a esse trecho do documentário "Conformidade Social - O Experimento" no link a seguir e tire suas próprias conclusões: 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR COM LEGENDAS


também disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=yJoYMV4RifY




Como resultado da socialização, a conformidade reflete a interiorização de regras e a sua partilha com os outros. Os indivíduos tendem a agir em conformidade com as expectativas do grupo a que pertencem. Para a grande parte dos autores, a conformidade social apenas existe devido à pressão de grupo. Agimos em conformidade com as regras porque aceitamos a sua legitimidade e porque a isso somos incentivados pela aprovação e recompensa obtidas das outras pessoas.

Parte da série de programas chamado Brain Games. No Brasil é conhecido como "Truques da Mente".



*veja a ilustração do experimento com os macacos a seguir:





2 comentários:

  1. Interessante análise/ experimento sobre (a nossa conformidade diante das situações ), que faz agirmos em conformidade com as regras impostas sem questionar ou refletir; / pois aceitamos por si a situação , acredito que falta um senso crítico ou auto observação , pois isso acontece visando o fato de sermos aprovados pelo conjunto / digo sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo seu comentário, Claudio!
    A auto-observação é é de fato, a melhor vacina contra as situações irracionais nas quais nos metemos devido a esse fenômeno da "conformidade social"

    ResponderExcluir