domingo, 22 de maio de 2016

O que importa? - reflexão extraída do filme "Zeitgeist: MOVING FORWARD"



extraído da introdução do filme "Zeitgeist: Moving Forward"


O que importa?

Minha avó era uma pessoa maravilhosa.
Ela me ensinou a jogar 'banco imobiliário'.
Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar.
Ela acumulava tudo que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro.
E depois ela sempre me dizia a mesma coisa.
Ela olhava para mim e dizia:
-“Um dia você vai aprender a jogar o jogo”.
Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo.
Compreendi que a única forma de ganhar é se comprometendo totalmente com a
aquisição.
Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando.
Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó.
Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo.
Naquele outono, me sentei para jogar com ela.
Tomei tudo que ela tinha.
Eu a observei... eu a vi entregar seu último dólar e desistir em completa derrota.
E então ela tinha algo mais para me ensinar.
Ela disse:
- “Agora tudo volta pra caixa”.
Todas aquelas casas e hotéis... todas as ferrovias e utilidades públicas...
todas as propriedades e todo aquele dinheiro maravilhoso...
“Agora tudo voltava para a caixa”.

Nada daquilo era realmente seu.
Você se empolgou muito com isso por um tempo.
Mas tudo já estava aqui muito antes de você se sentar à mesa...
e continuará aqui depois de você ir embora... Jogadores vem e vão.
Casas e carros...
Títulos e roupas...
Até o seu corpo.
Porque o fato é que tudo que eu pego, consumo e guardo voltará para a caixa 
e irei perder tudo.
Então você precisa se perguntar:
quando finalmente receber a melhor promoção...
quando fizer a melhor compra... quando comprar a melhor casa...
quando tiver segurança financeira
e tiver subido a escada do sucesso 
até o degrau mais alto que você pode alcançar...
E a emoção acabar, e ela vai acabar... E depois?
Quão longe você precisa seguir nesta estrada até perceber aonde ela leva?
Certamente você entende que nunca será o bastante.
Portanto, você precisa se perguntar:
“O que importa?

Fala extraída do filme "Zeitgeist: Moving Forward", lançado em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário