domingo, 17 de julho de 2016

Efeito Sombra


O que de fato somos?
Há um ego ou vários eus?
Possuímos ego(s) ou são eles que nos possuem?
Aquilo que nos manipula, nos estimula, nos impulsiona ou nos assombra... está fora de nós ou está dentro de nós?
O inconsciente é 'pessoal' ou 'impessoal'? isto é, "ele" é transcendental (subjetivo) ou se trata de uma construção coletiva a qual estamos de algum modo 'conectados'? 
Ele habita nossas profundezas psíquicas internas ou está fora de nós?
Afinal, o que é "FORA" e "DENTRO"?

 


O “Efeito Sombra”  é uma obra escrita por Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson.

Abaixo, segue uma breve transcrição para que cada um possa refletir sobre o que cada um é “por dentro” e repensar sua própria identidade. 

"… O inconsciente não tem a ver com ‘eu’. Tem a ver com nós. Quando uma pessoa tem impulsos e ímpetos inconscientes, eles vêm de toda história da raça humana. Segundo Jung, cada um de nós está ligado a uma ‘consciência coletiva’, como ele assim chamava. A noção de que você e eu criamos nossos self separados e isolados uns dos outros é uma ilusão."


"A medida que nos tornamos mais presentes e alertas, começamos a ver quanto somos robóticos e encurralados nas personalidades que criamos. E podemos escolher tomar medidas proativas para lidar com as sombras que estão nos prendendo e tentar nos libertar. Não se iluda: se não lidarmos com essas sombras, elas lidarão conosco…"
Pág. 132

"A sombra não tem apenas as nossas características sombrias, ou aquelas que a sociedade considera más. Ela também inclui todas as qualidades positivas que escondemos. Essas qualidades positivas são frequentemente citadas como ‘sombra iluminada’. Não sepultamos apenas nossas obscuridades, mas também nossos traços positivos – aspectos poderosos, amorosos e deliciosos… Podemos ter enterrado a genialidade, a competência, o humor, o sucesso ou a coragem. Talvez tenhamos escondido a autoconfiança, carisma ou força."
Pág. 177

                                _____________________________________________

"Não existe como criar consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, não importa o quão absurdo seja, para evitar encarar a própria alma. Não nos tornamos iluminados apenas imaginando figuras de luz, mas criando consciência da escuridão. (...) esse procedimento é desagradável, portanto, não popular."
Carl Gustav Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário