quinta-feira, 5 de abril de 2018

portal da transparência e cidadania

O valor do portal da transparência para o exercício da cidadania


Olá, meu caro leitor! 

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a importância do portal da transparência para o exercício da cidadania consciente.

Você sabia que todos os agentes políticos são funcionários públicos e, como tais, têm todos eles, a obrigação de ampliarem cada vez mais a divulgação das ações governamentais?
É isso mesmo! Essa regra vale tanto para o prefeito, como para o governador; tanto para o o presidente da República, como para vereadores e deputados!
 
É assim, com esse amplo acesso, que vamos conseguir não só o fortalecimento da democracia, como também valorizar cada vez mais nossa própria cidadania. 

Conhecimento é poder!

A ideia é essa! Quanto mais conhecimento temos, mais podemos influenciar nas decisões políticas que nos afetam. 
A ideia é passar a ter mais controle sobre nossos governantes e representantes nas câmaras dos deputados e vereadores. Isso não seria bom?
Funciona assim: quanto mais bem informado está o cidadão, melhores condições ele tem de participar dos processos decisórios e de apontar eventuais falhas e desvios de finalidade.
É a transparência das contas públicas que possibilita não só mais controle, mas também aumentar a eficiência da gestão pública, além de contribuir para o combate à corrupção. 
Para alcançar essa realidade, todos os governos - federal, estadual e municipal- são obrigados por lei a oferece aos cidadãos um portal na internet que possibilita o acompanhamento da execução financeira dos seus programas e ações: é o Portal da Transparência.

Por meio deste portal, qualquer cidadão pode ser um "fiscal" da correta aplicação dos recursos públicos, sobretudo no que diz respeito às ações destinadas a sua própria comunidade. 
No Portal, você encontra informações sobre os recursos públicos federais transferidos a Estados e Municípios, além daqueles recursos transferidos diretamente aos cidadãos, como é o caso da “Bolsa-Família”, por exemplo. 
Também estão disponíveis dados sobre os gastos realizados pelo governo em compras ou contratação de obras e serviços.Por exemplo, se seu prefeito ou governador, vereador ou deputado, tiver algum gasto com diárias, combustível para veículos públicos, material de escritório e de limpeza, ou outros serviços, tem que estar tudo lá, publicado e bem explicadinho prá você e qualquer um de nós entender. 
No Portal pode-se consultar também qual foi o valor repassado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), do Ministério da Educação, para qualquer Município do País ou mesmo quem são os beneficiários do “Bolsa-Família”, quanto receberam e em quais meses!
Além disso, no portal da transparência, você também pode saber quanto recebe cada funcionário público, seja ele municipal, estadual ou federal, incluindo os vereadores, prefeitos, deputados e assim por diante, até o presidente da república. 

Então, o que você está esperando? Vá lá conferir! 
Cada cidade, Estado, além do governo federal, tem que ter e manter atualizado o seu próprio portal. Sim, devem mantê-los atualizados e funcionando 24 horas por dia!

Se você tem alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão de assunto para tratarmos aqui, deixe seu comentário aqui ou envie um email prá nós! O endereço é: oficinadefilosofia1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário