sexta-feira, 1 de novembro de 2019

a raiz do sofrimento - Eckhart Tolle

A Raiz do Sofrimento

extraído da obra “O Poder do Agora”- Eckhart Tolle


Às vezes levamos um choque ao descobrir uma faceta detestável em alguém que pensávamos conhecer bem. Entretanto, é mais importante observar essa situação em nós mesmos do que nos outros. Preste atenção a qualquer sinal de infelicidade em você, qualquer que seja a forma, pois talvez seja o despertar do sofrimento. Ele pode se manifestar como uma irritação, um sinal de impaciência, um ar sombrio, um desejo de ferir, sentimentos de raiva, ira, depressão ou uma necessidade de criar algum tipo de problema em seus relacionamentos. Agarre o sinal no momento em que ele despertar de seu estado inativo.

O sofrimento deseja sobreviver, mas, para isso, precisa conseguir que nos identifiquemos inconscientemente com ele. Portanto, quando o sofrimento toma conta de nós, cria uma situação em nossas vidas que reflete a própria frequência de energia da qual ele se alimenta. Sofrimento só se alimenta de sofrimento. Não se consegue alimentar de alegria. Acha-a indigesta.Quando o sofrimento nos domina, faz com que desejemos ter mais sofrimento. Passamos a ser vítimas ou perpetradores. Queremos infligir sofrimento, ou senti-lo, ou ambos. Na verdade, não há muita diferença entre os dois. 

É claro que não temos consciência disso e afirmamos que não queremos sofrer. Mas, preste bem atenção e verá que o seu pensamento e o seu comportamento estão programados para continuar com o sofrimento, tanto para você quanto para os outros. Se você estivesse consciente disso, o padrão iria se desfazer, porque desejar mais sofrimento é uma insanidade, e ninguém é insano conscientemente.

O sofrimento, a sombra escura projetada pelo ego, tem medo da luz da nossa consciência. Teme ser descoberto. Sobrevive graças à nossa identificação inconsciente com ele, assim como do medo inconsciente de enfrentarmos o sofrimento que vive dentro de nós. Mas se não o enfrentarmos, se não direcionarmos a luz da nossa consciência sobre o sofrimento, seremos forçados a revivê-lo. O sofrimento pode nos parecer um monstro perigoso, mas eu lhe garanto que se trata de um fantasma frágil. Ele não pode prevalecer sobre o poder da nossa presença.



Alguns ensinamentos espirituais dizem que todo sofrimento é, em última análise, uma ilusão, e isso é verdade. A questão é se isso é uma verdade para você. Acreditar simplesmente não transforma nada em verdade. Você quer sofrer para o resto da vida e permanecer dizendo que é uma ilusão? Será que essa atitude livra você do sofrimento? O que nos interessa aqui é o que podemos fazer para vivenciar essa verdade, ou seja, torná-la real em nossas vidas.

Portanto, o sofrimento não quer que nós o observemos diretamente e vejamos o que ele realmente é. No momento em que o observamos, sentimos seu campo energético dentro de nós e desfazemos nossa identificação com ele, surge uma nova dimensão da consciência. Chamo a isso presença. Passamos a ser testemunhas ou observadores do sofrimento. Isso significa que ele não pode mais nos usar, fingindo ser nosso eu interior. Então, não temos mais como realimentá-lo. Aqui está nossa mais profunda força interior, Acabamos de acessar o poder do Agora.

O que acontece ao sofrimento quando nos tornamos conscientes o bastante para romper a nossa identificação com ele? 
A inconsciência cria o sofrimento. A consciência transforma o sofrimento nela mesma. São Paulo expressa esse princípio universal de uma forma linda ao dizer: “Tudo é revelado ao ser exposto à luz e o que for exposto à própria luz se torna luz”. 

Assim como não se pode lutar contra a escuridão, não se pode lutar contra o sofrimento. Tentar fazer isso poderia gerar um conflito interior e um sofrimento adicional. 
Observar o sofrimento já é o bastante. 
Observá-lo implica aceitá-lo como parte do que existe naquele momento.



5 comentários:

  1. Alguém sabe qual curso Eckhart fez na London University?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 19 anos de idade, Tolle mudou-se para Inglaterra e por três anos ensinou alemão e espanhol em Londres, numa escola para estudos da linguagem.
      Aos 22 anos, ele decidiu estudar filosofia, psicologia e literatura, e se matriculou na Universidade de Londres . Após graduar-se, foi oferecida uma bolsa de estudos para fazer uma pesquisa na Universidade de Cambridge como estudante de pós-graduação e lá ficou até 1977.

      Excluir
    2. Éter Walker (2008/06/21). “Eckhart Tolle: Este homem poderia mudar sua vida” The Independent..
      Eckhart Tolle biografia . New York Times (2008/03/05). Tópicos Times.
      Parker, John W (2000). Diálogos com o emergente Professores Espirituais . Sagewood Press.
      Claire Scobie (2003/08/31). Por que agora é felicidade . Revista Telegraph .Página visitada em 2010/02/02.

      Excluir
  2. Does anyone know what course Eckhart took at London University?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais informação você pode acessar diretamente em http://despertar.saberes.org.br/saberesancestraistradicionaisnativos/ckhart-tolle/

      Excluir