História da Filosofia

minicurso preparatório para concursos


História da Filosofia



Objetivos:

Preparar profissionais e estudantes para concursos públicos.
Conhecer a estrutura social, política e religiosa da cultura grega que propiciou o nascimento da Filosofia, identificando os elementos de aproximação e de distanciamento entre o pensamento mítico e o filosófico;
Reconstruir os princípios estruturantes da reflexão filosófica pré-socrática e sofística.
Apresentar as ideias dos filósofos clássicos da Grécia Antiga estabelecendo as especificidades de cada um e os pontos em comum entre eles.
Identificar as correntes filosóficas que se formam na Grécia Antiga, ora por oposição ao pensamento clássico, ora por associação de ideias e promover um estudo comparativo.
Analisar os últimos desenvolvimentos da Filosofia grega antiga
Analisar o processo de constituição, evolução e dissolução da Filosofia Cristã (século I d.C ao XIV d. C;
Identificar as principais características da filosofia Patrística, da filosofia Escolástica e da filosofia renascentista;
Identificar as principais características do pensamento moderno no contexto dos séculos XVI e XVII: o racionalismo e o empirismo;
Refletir sobre o pragmatismo científico e suas consequências no pensamento moderno e contemporâneo.
Identificar as principais características do pensamento filosófico nos séculos XVIII e XIX;

Conteúdos

 

Unidade 1 – O período pré-filosófico

O mito, a cultura e pensamento;
Mito e religião: Homero e Hesíodo;

 

Unidade 2 – O surgimento dos filósofos da “physis”

A escola Jônica: Tales, Anaximandro e Anaxímenes e Heráclito.
A escola Pitagórica;
Xenófanes de Cólofon e a escola Eleática: Parmênides, Zenão e Melissos;
Os físicos Pluralistas: Empédocles, Anaxágoras, Leucipo e Demócrito.
Os físicos Ecléticos: Diógenes de Apolônia e Arquelau de Atenas.

Unidade 3 – O humano como o centro da reflexão
A Ética, a Política e a Teoria do Conhecimento;
Os sofistas Protágoras, Górgias e Pródico; a arte da dialética e da retórica;
A possibilidade do conhecimento: o embate sofístico com os filósofos.

Unidade 4 – os principais filósofos do período clássico
Sócrates: conceito de homem, de liberdade e de felicidade na ética socrática
A ironia e Maiêutica.
Platão: A ‘descoberta’ da Metafísica: a questão da Verdade, a concepção de Homem e de política
Aristóteles: A Metafísica, a Física e a Matemática (Lógica)
A Ética e a Política

Unidade 5 – Período Helenístico
Cinismo, Epicurismo e Estoicismo
A ataraxia
Moral enquanto desprezo do prazer e a autarquia
Moral enquanto relação entre felicidade e prazer
Moral enquanto o viver segundo a natureza
Ceticismo e Ecletismo
Pirro e a Moral – O permanecer sem opiniões e indiferente
Neoplatonismo
O pensamento de Plotino.

Unidade 6 – Filosofia Patrística
Os Apologistas, Santo Agostinho
Filosofia Escolástica
O problema dos Universais
Santo Tomás de Aquino e Duns Scoto.
Guilherme de Ockham.

Unidade 7 – O pensamento moderno no contexto dos séculos XVI e XVII
Francis Bacon e os fundamentos da Nova Ciência - O Novum Organon

Unidade 8 – O Racionalismo e os fundamentos da Filosofia Moderna
R. Descartes: fundamentos da Filosofia Moderna e as regras do método;

Unidade 9 – O Racionalismo do século XVII e a Filosofia Moderna Idealista
B. Espinosa: panteísmo e metafísica do monismo imanentista;
O conatus e a Ética da liberdade
Leibniz: a metafísica do pluralismo monadológico e da harmonia pré-estabelecida
O problema da moral;
Thomas Hobbes e a teoria do absolutismo político;
John Locke e a fundação do empirismo crítico;
David Hume e o irracionalismo do empirismo;
O pensamento no século XVIII e XIX.
O Empirismo e o Ceticismo no século XVIII: o debate Hume/Kant.
A Teoria do Conhecimento kantiana
O rigorismo formal da ética kantiana
O Idealismo hegeliano;
O positivismo de A. Comte
Nietzsche: fidelidade à terra e transmutação de todos os valores.

Unidade 10 - Filosofia contemporânea
O positivismo lógico:  Wittgenstein e o Círculo de Viena
Fenomenologia: Husserl e a intencionalidade; a correlação; a evidência; as essências e o transcendental;
O desenvolvimento da Fenomenologia: O personalismo (Mounier) e a hermenêutica (Gadamer);
Existencialismo e Sartre
Sartre: o existencialismo e seu desenvolvimento; a existência; o projeto;
Existencialismo e Marxismo; 

Demais temas específicos previstos no edital de convocação do concurso


Público alvo
estudantes e profissionais da área da Filosofia e da Educação e demais interessados em se preparar para concursos públicos.


duração:
3 a 6 meses

informações:
 
silvio.mmax@gmail.com


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