Hoje vamos tratar a respeito de mais uma excelente publicação de Nando Pereira, a respeito do tema "despertar da consciência":
A "prática da atenção ao momento presente" é uma das mais importantes para quem deseja agir conscientemente. É, certamente, uma ótima forma de começar o processo de compreensão mais profunda de tudo que nos acontece, tanto agora como na vida toda.
Viver de momento a momento, como dizia M. Samael, é um dos
maiores desafios no caminho do despertar, é o grande diferencial entre os que "sonham" e os que estão "despertos", em todos os mundos.
Observando a fala do monge zen vietnamita Thich Nhat Hanh, notamos algumas dicas de como podemos utilizar elementos do cotidiano, aparentemente irritantes e inoportunos, como dispositivos que estimularão nossa consciência a "presentificar-se" cada vez mais intensamente, para que ela retorne ao "aqui e agora", que é o primeiro passo para o despertar da consciência e da sabedoria que jaz adormecida dentro de nós.
A "não identificação com as coisas da vida diária" paradoxalmente só é possível quando estamos com 100% de nossa atenção ao aqui e agora. Essa atenção dirigida ao momento não pode, porém, prescindir da auto-observação. De nada adiantaria focalizar a atenção em "elementos externos", se acabasse se esquecendo de si mesmo...
Então, é correto dizer que a atenção consciente é sempre dividida em dois aspectos simultaneamente: atenção ao QUE acontece... e em QUEM vivencia o que acontece.
Silvio M. Max.