domingo, 16 de janeiro de 2022

Ramana Maharshi - Quem é Deus?

Interessantíssimas e fundamentais reflexões a respeito da importância do autoconhecimento, pelas palavras de Râmana Mahârshi. Fundamental e inspirador!

créditos: Canal Corvo Seco

 

 

Bhagavan Sri Râmana Mahârshi (1879 - 1950), foi um mestre de Advaita Vedanta e um famoso santo do sul da Índia, considerado um dos maiores sábios de todos os tempos. 

Seus ensinamentos, simples, profundos e lúcidos, estão registrados em um grande número de livros. 

A essência dos seus ensinamentos é o "Vichara" (auto-inquirição), ou investigação, onde por meio de questionamentos como: "Quem sou eu?", ou, "De onde surge o pensamento 'eu'?", descobre-se a "Verdade, a nossa real natureza". 

Ramana nos alerta que não se trata de mero questionamento verbal, mecânico, mas de trazer sempre ao foco da atenção, por meio desse questionamento, a sensação de "eu sou", que é a única coisa real, visto que todas as outras coisas mudam e passam, enquanto esta consciência do eu permanece. 

 

 

 Trechos do livro “True Happiness”, editado por Arthur Osborne. 

“Afortunado é aquele que não se perde nos labirintos da filosofia, mas vai direto à fonte de onde tudo surge”. Ramana Maharshi. 

“Não há nada para ser conquistado, apenas ignorância a ser removida”. Ramana Maharshi. 

“Qual a utilidade do conhecimento sobre tudo o mais, se você não conhece quem você é?” Ramana Maharshi.

“A Realidade não tem nomes, nem formas. Aquilo que se acha por trás de nomes e formas é a Realidade”. - Ramana Maharshi. 

 

 

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sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Epicteto - A Arte de Viver

 Excelentes reflexões deste grande filósofo grego foram destacadas neste vídeo. São extremamente úteis para auxiliar no processo do autoconhecimento e na reflexão racional sobre o comportamento humano. Créditos para o Canal "Corvo Seco".

 

Epiteto ou Epicteto (55 - 135) foi um filósofo grego da Escola do Estoicismo. 
 
Seu nome de nascimento é desconhecido, “epiktetos” significa “adquirido” ou “comprado”, isso porque quando ainda era menino foi comprado como escravo por Epafródito, um dos secretários administrativos de Nero. 
 
Muito cedo Epicteto mostrou uma excepcional capacidade intelectual, e Epafródito resolveu mandá-lo a Roma para estudar com o renomado professor estóico Gaio Musônio Rufo. 
 
Epicteto se tornou seu aluno mais brilhante e acabou livre da escravidão. De aluno, Epicteto tornou-se um conceituado professor de filosofia, ensinando na capital do Império Romano até o ano de 94 d.C. 

Epicteto busca em seus pensamentos destacar o lado prático da filosofia para desenvolver a moral, difundindo a ideia de que a filosofia deveria ser vivida, e não meramente discutida. 
Para Epicteto, o desejo é uma das principais causas da infelicidade humana. E um dos objetivos principais de sua filosofia é a busca da felicidade. 
Como viver uma vida plena, uma vida feliz? 
Como ser uma pessoa com boas qualidades morais? 
Para Epicteto, uma vida feliz e uma vida virtuosa são sinônimos. 
Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Assim, a cura aos homens que sofrem com suas paixões acontece através da virtude. 
A Escola do Estoicismo é uma doutrina filosófica fundamentada nas leis da natureza, que surgiu na Grécia no século IV a.C., fundada pelo filósofo grego Zênon de Cítio (333 - 263 a.C.). 
O Estoicismo trata de questões atemporais, como lidar com adversidades, emoções negativas, conhecer a si próprio e investir energia no que importa. 
Para os estoicos, a perfeição humana estava fundamentada na ideia de que os seres humanos estão ligados à natureza. 
Assim, devem negar seus desejos para a realização de uma vontade guiada pela razão em conformidade com essa natureza. Ou seja, uma corrente filosófica onde a “virtude” depende da vontade subordinada à razão, sendo considerada a base para se atingir a felicidade.


 
Trechos do livro “A Arte de Viver”:
 
“A maioria das pessoas costuma iludir-se pensando que liberdade consiste em fazer o que é agradável ou o que proporciona conforto e facilidade. A verdade é que aqueles que subordinam a razão aos seus sentimentos do momento são na realidade escravos de seus desejos e aversões. Não estão preparados para agir de forma digna e eficaz quando ocorrem desafios inesperados, como é inevitável acontecer”. Epicteto. 
 
“Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará”. Epicteto. 
 
“Nada pode ser realmente tomado de nós. Não há nada a perder. A paz interior começa quando, em vez de dizer a respeito das coisas “Perdi isto”, começamos a afirmar “Isto voltou para o lugar de onde veio”. Seus filhos morreram? Eles voltaram para o lugar de onde vieram. Seus bens e propriedades foram tirados de você? Isso também voltou para o lugar de onde veio. Por que sofrer quando o que você recebeu do mundo está sendo devolvido a ele?”. Epicteto.
 
“Só existe um caminho para a felicidade: parar de nos preocupar com coisas que estão além do nosso poder de vontade. A única coisa sobre a qual você tem controle é a sua mente. E isso lhe garante poder suficiente porque a sua mente é origem de todas as suas escolhas, ações e percepções. 
 
Reconheça as aparências pelo que realmente são. De agora em diante pratique dizendo para tudo o que parecer desagradável: 'Isto é só aparência e de modo algum o que parece ser'. E, então, examine cuidadosamente a questão de acordo com os princípios que acabamos de considerar. Em primeiro lugar: 'Esta aparência se refere às coisas que estão sob meu controle ou às que não estão?'. Se a questão estiver relacionada com qualquer coisa fora de seu controle, treine a si mesmo para não se preocupar com ela.  
Não procure fazer com que as coisas aconteçam exatamente como você deseja. Deseje que tudo aconteça da forma como acontecerá e sua vida fluirá bem. 
Veja as coisas como elas são. As circunstâncias não ocorrem para atender às nossas expectativas. Os fatos acontecem como têm de acontecer. As pessoas comportam-se de acordo com o que são. Acolha as coisas que de fato conseguir. 
Abra os olhos: veja as coisas como elas são e preserve-se assim da dor causada pelos falsos apegos e os estragos evitáveis”. - Epicteto. 
 
 
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