domingo, 23 de agosto de 2015

Aikido em Bauru - agosto 2015

O Aikido foi criado pelo filósofo e mestre de várias artes marciais Morihei Ueshiba, no Japão, no início do século XX. As técnicas podem ser colocadas em três grandes grupos: Tai Jitsu (arte corporal - a mãos livres), Ken Jitsu (arte da espada ou Aikiken), e Jo Jitsu (arte do bastão, denominado Aikijo).
Aikido - 合気道
O conceito fundamental desta arte marcial consiste no princípio da harmonia, seja entre seus praticantes, seja entre estes e o universo que os rodeia.
Em todas as artes marciais havia o conceito de vencer, ou destruir o inimigo, pois todas elas foram desenvolvidas, e transmitidas através de gerações, por antigos Samurais, a partir de suas experiências nos campos de batalhas, onde o objetivo era a vitória, com a aniquilação do inimigo.
Consciente de que não poderia haver harmonia na destruição, Morihei Ueshiba começou a desenvolver os conceitos de sua própria Arte Marcial, onde não mais havia a idéia de vencer ou destruir um inimigo, mas pura e tão somente a de encerrar um conflito. Fundou, então a “Escola Ueshiba” e, em 1923, deu a sua Arte Marcial o nome de Aiki Bujutsu; passou a viajar pelo Japão ensinando-a, sendo que sua fama e sua incrível habilidade, rapidamente se espalharam. 
Em 1924, Ueshiba já era mestre reconhecido em diversas artes marciais e tinha vários alunos. Ao retornar de uma expedição na Mongólia, foi desafiado por um oficial da Marinha, armado com espada, para um combate. Conta a história que, a mãos livres, Ueshiba enfrentou o espadachim e, com movimentos circulares, fez o agressor render-se exausto. Em 1936, para deixar mais clara a diferença entre sua modalidade e as outras, a chamou de Kobukan Aiki Budo. Só em 1942 ele decidiu chamar sua forma de budo de Aikido. 

Aikido Bauru - agosto 2015 -treino especial com Sensei Makoto Nishida












mestres e alunos - exame para mudança de faixa - agosto 2015



DOMO ARIGATO GOZAI MASHITA - Muito Obrigado


O termo Aikido é composto por três caracteres kanji:

Ai : harmonia  合
Ki : energia     気
Dô : caminho 道


Em tradução livre, "caminho da harmonização das energias".

O termo AI significa HARMONIA e refere-se à característica do Aikido de que, para controlar um oponente, primeiramente é necessário tornar-se um só com ele, para em seguida, como um só conjunto, dominá-lo.  O conceito básico deste princípio é nunca se opor ao golpe ou esforço do oponente; se ele puxar, empurre; se ele empurrar, gire o corpo, de forma a, em ambos os casos, usar o impulso do oponente em seu benefício.
O KI significa a ENERGIA empregada neste ato. Trata-se de uma energia universal, existente em todas as coisas, conceito que os antropólogos chamam de animatismo.
O DO significa o CAMINHO, no sentido de caminho de busca de uma evolução pessoal e espiritual; é exatamente o mesmo significado do Tao, no Taoísmo.

 “O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Isto quer dizer que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o universo, é tornar-nos unos com o universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio do treinamento diário".  ( Ueshiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário