terça-feira, 21 de abril de 2020

resenha do filme "A Chegada"



O que nossa realidade tem a ver com nossa linguagem?

Uma coisa eu posso lhe garantir: o elogiadíssimo filme A Chegada (de 2016), é diferente de tudo que você já assistiu com o tema ‘extraterrestres’. 

Baseado no conto A história da Sua Vida de Ted Chiang, The Arrival (título em inglês) recebeu oito indicações ao Oscar de 2017 e levou o prêmio de melhor edição de som. Muito pouco pela originalidade e qualidade de uma obra que, sem dúvida, já é um clássico no gênero ficção científica.

 O filme

A Chegada começa quando doze espaçonaves alienígenas pousam em distintos locais na Terra (Inglaterra, Rússia, Venezuela, China e Paquistão) e a linguista Dra. Louise Banks (Amy Adams) é convocada pelo governo americano para auxiliar nas tentativas de tradução da língua alienígena, bem como de comunicação com os novos e estranhos visitantes.

Deste modo, o enredo do filme trabalha expondo a reação por parte das autoridades mundiais, de distintos grupos culturais, e até dos influenciadores digitais. O filme expõe logo de início o primeiro grande desafio que enfrentaríamos: como nos comunicar com seres que não utilizam formas humanas de linguagem? 

Assim, enquanto a tensão mundial aumenta e pesquisadores do mundo todo lutam contra o tempo para compreender a linguagem alienígena, a protagonista Louise começa a ter “flashbacks” sobre sua própria vida. Tais flashbacks, contudo, não são o que pareciam ser a princípio, e a partir de um certo ponto, começamos a perceber que as cenas que acreditávamos ser o passado, eram na realidade, fragmentos do futuro da personagem.

O que é o passado? O que é o futuro?

O filme é brilhante na forma como desafia a linearidade do tempo. Interessante notar como os símbolos (grifos) usados pelos alienígenas são circulares, não apresentando começo ou fim. Do mesmo modo, o início e o final da história também são interligados de forma circular (não linear) e completam um círculo, da mesma forma como a linguagem utilizada pelos alienígenas. É desta mesma forma que o tempo é representado no filme. 

Os Heptapods (como os alienígenas são apelidados) têm uma percepção diferente do tempo, o que eles representam de forma genial pela sua escrita. Ao começar a compreender a estranha língua alienígena, a protagonista passa simultaneamente a perceber o tempo também de forma não linear (não sucessiva – passado, presente e futuro).

Filosofia da Linguagem

Um aspecto extraordinário do enredo é representado na tentativa da pesquisadora Louise de explicar a hipótese dos linguistas Sapir e Whorf (primeira metade do século XX), segundo a qual a língua nativa de um grupo tem relação direta com o modo de pensar e perceber o mundo. Ou seja, segundo eles, a língua de um grupamento humano influenciaria ou determinaria a forma de pensar das pessoas que fazem parte deste mesmo grupo. 

Embora a hipótese não seja bem aceita pela maioria dos linguistas, ela serve muito bem como pano de fundo para o enredo ser costurado de forma verossímil.

Deste modo, ao contrário do que pensaríamos num primeiro momento, o questionamento que o filme traz não é “o que faríamos se alienígenas invadissem nosso planeta”, mas o que faríamos “se pudéssemos mudar nossas escolhas feitas no passado de nossas vidas”.
Enfim, uma ótima dica de filme para quem gosta de ficção científica e de temas relacionados a filosofia da linguagem, linguística, comportamento, etc.

Não deixem de assistir!

🔺Ficha técnica🔻

  • Nome: A Chegada
  • Nome Original: Arrival
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2016
  • Gênero: Ficção científica
  • Duração: 116 min
  • Classificação: 12 anos
  • Direção: Denis Villeneuve
  • Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker

Nenhum comentário:

Postar um comentário