sábado, 3 de dezembro de 2016

afinal, autoconhecimento vale a pena?



“Os homens viajam para se maravilharem com a altura das montanhas, com as ondas imensas do mar, com os longos cursos dos rios, com o vasto âmbito do oceano, com o movimento circular das estrelas, e passam por si mesmos sem se maravilhar”

Santo Agostinho (354-430 d.C.)
(filósofo, teólogo e bispo doutor da Igreja Católica)





“Se você conquistar o conhecimento do Eu, o significado da vida não será mais um mistério. Você compreenderá claramente o porquê e o como deste universo. Todas as coisas transcendentes serão conhecidas para você como a maçã na palma da sua mão”.
 Swami Sivananda (1887-1963)
mestre indiano de Yoga e Vedanta





Sem autoconhecimento, sem entender o funcionamento e as funções de sua máquina, o homem não pode ser livre, não pode governar a si mesmo e será para sempre um escravo.”
George Gurdjieff (1866-1949)
filósofo e místico greco-armênio





“O mais útil e o menos avançado de todos os conhecimentos humanos me parece ser o do homem; e ouso dizer que só a inscrição do templo de Delfos continha um preceito mais importante e mais difícil do que todos os grossos livros dos moralistas.”
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
filósofo suíço






“Todos os homens deveriam lutar para aprender, antes de morrer, do que estão fugindo, para onde, e porquê.”
~ James Thurber (1894-1961), escritor e cartunista americano






“Olhe dentro das profundezas de sua própria alma e aprenda primeiro a conhecer você mesmo, então você entenderá porque essa doença tinha que acontecer a você e talvez assim você evite ficar doente dali em diante.”
Sigmund Freud (1856-1939)
médico austríaco, fundador da Psicanálise




Nenhum comentário:

Postar um comentário