quinta-feira, 3 de maio de 2012

Curso desvenda ‘mistérios da mente’


3/05/12 01:55 - Geral

publicado no Jornal da Cidade - Bauru

Curso desvenda ‘mistérios da mente’

Luiz Beltramin
 
Segredos do pensamento e as forma com que os mesmos influenciam no comportamento humano serão alguns dos mistérios desvendados pelo curso “Desvendando a Mente Humana: uma introdução à Filosofia da Mente”. 
As aulas, de extensão universitária, ocorrerão aos sábados, na Universidade Sagrado Coração (USC), a partir do dia 5 de maio até 30 de junho, com inscrições encerradas hoje. 
Ministrado pelo professor Silvio Motta Maximino, das faculdades de Antropologia e Filosofia da própria USC, o curso, conforme o próprio, analisará, de forma crítica, as relações mente-corpo, por meio de discussões envolvendo tanto os campos da Filosofia, quanto Psicologia, Biologia e Neurociência. 
“O curso é para discutirmos sobre as principais descobertas que a ciência faz sobre o funcionamento da mente humana, desde como se formam os pensamentos, emoções e suas dinâmicas no cérebro”, sintetiza Maximino. 
De acordo com o professor, durante as aulas, dirigidas de forma mais direta a graduandos e profissionais nas áreas de ciências humanas e biológicas – contudo sem restrições a interessados de outros campos de atuação – os alunos terão a oportunidade de analisar como o conhecimento é elaborado no cérebro e de que forma as informações são processadas. 
Um dos vieses das aulas é focado sobre os mais recentes avanços tecnológicos no campo da inteligência artificial, acentua Maximino. “Discutiremos sobre o que é a inteligência virtual, como os cientistas desenvolvem projetos nesse campo, baseados na forma como nosso cérebro funciona”, acrescenta. 
Sob perspectiva filosófica, as aulas também abordarão a consciência humana e as respectivas maneiras de formação. Seria a mesma um fenômeno físico ou químico do cérebro ou algo além do aspecto físico? A resposta, com Maximino: “Discutiremos no curso”, despista o professor. 
  • Serviço
As inscrições para o curso “Desvendando a Mente Humana: uma introdução à Filosofia da Mente” se encerram hoje. Aulas sempre aos sábados (de 5 de maio a 30 de junho), na Universidade Sagrado Coração (USC). 
Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site http://www.usc.br/pos_graduacao/curso.php?codigo=284, ou pelo telefone (14) 2107-7398. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário