Robert Adams - Problemas Não Existem
Em mais esta publicação primorosa, somos convidados a refletir sobre o valor da prática da auto-inquirição (Atma-Vichara).
"Pensamentos não possuem poder. Eles parecem ter poder. Você deu a eles o poder. Você deu poder aos seus pensamentos por acreditar neles".
Passe mais tempo testemunhando seus pensamentos... Quando vier algum pensamento, observe-o e questione-se: para quem veio esse pensamento? a resposta é: "para mim. Eu os vejo".... mas, "quem sou eu?" (qual é a fonte do eu?).
Observe a si mesmo pensando... Quando fizer isso, vai descobrir-se a si mesmo. Vai descobrir que o pensamento é uma ilusão de ótica. Pensamentos não possuem substância própria, nem autonomia, nem existência própria. Eles só tem o poder que você dá a eles. Nunca mais seja enganado! Pensamentos não são nada! E problemas são criados por pensamentos. Não interfira, não reaja!
Isso é autoconhecimento.
Discípulo de Sri Ramana Maharshi, Robert Adams (1928 - 1997) foi um professor americano do não-dualismo, amplamente divulgado entre aqueles que investigam a filosofia Advaita e entre os devotos ocidentais de Bhagavan.
Seu ensino baseava-se no caminho de jñāna yoga, com ênfase na prática da auto-investigação (Atma-Vichara).
Adams não escreveu nenhum livro nem publicou seus ensinamentos, pois não desejava ganhar muitos seguidores, em vez disso, preferiu ensinar um pequeno número de buscadores dedicados.
Adams afirmou que não existia um novo ensino, e que este conhecimento pode ser encontrado nos Upanishads, nos Vedas e em outras escrituras milenares.
Citações e trechos do livro “The Collected Works” de Robert Adams.
“Você deve ser totalmente honesto consigo mesmo. Totalmente honesto. Completamente honesto consigo mesmo para ver a maneira como você está se comportando. Para ver como os seus pensamentos o têm governado. Sua mente tem estado lhe dizendo: 'Isso é assim e aquilo é assim. Isso é bom, aquilo é ruim. Isso está certo, aquilo está errado'. Sendo crítico o tempo todo. Isso deve ser abandonado, total e completamente”. Robert Adams.
“Prática espiritual não significa que você não deva ir a lugar nenhum ou fazer outra coisa. Você pode assistir TV, pode ir ao cinema, pode nadar, pode jogar golfe, pode jogar boliche, mas nunca se esqueça de quem você é, é só isso. Lembre-se sempre de quem você realmente é”. Robert Adams.
“Quando você percebe que o universo inteiro é uma manifestação da sua mente, você se torna onipresente. E na onipresença estão contidas todas as nossas necessidades, e todas as nossas necessidades são preenchidas a partir do nosso interior. Mas quando você começa a se preocupar e a pensar sobre isso, você estraga tudo. Então você tem que fazer coisas humanas para tomar conta de si mesmo. Mas se você deixa essa camada humana sozinha, e volta para a compreensão que está tudo na sua mente, você automaticamente solta a mente, e o Ser toma conta, trazendo as pessoas certas pra sua vida, a situação certa, o endereço certo. Lembre-se, seu corpo veio para essa terra por causa do carma. E vai passar pelo que quer que tenha que passar. Mas você não tem nada a ver com isso porque você não é seu corpo. Mas se você pensar sobre isso você estraga. Por isso, permita seu corpo fazer o que quer que ela tenha vindo fazer aqui. Não interfira. Não lute. Simplesmente observe. Não reaja. Você ficará bem”. Robert Adams.
“Quando a clareza está presente, nunca há problemas. Quando a clareza está ausente, sempre há problemas. Todos os problemas são criados pela mente e relacionados ao corpo. Na ausência de qualquer um, onde estão os problemas? Os problemas não aparecem mais quando o criador dos problemas não faz mais parte do processo. Isso quer dizer que a solução para todos os problemas é a remoção do criador de todos os problemas”. - Wu Hsin.
“A solução para os seus problemas é ver quem é que os tem”. - Ramana Maharshi.
“Quem veio aqui pedir ajuda? Descubra quem é essa pessoa. Não assuma automaticamente que ela existe e que ela precisa de ajuda com seus problemas. Se você pensar assim, seus problemas aumentarão, e não diminuirão. Identificar-se com o corpo e a mente, resulta em ignorância do Atman, é assim que o Ahamkara nasce. Separar-nos e desvincular-nos do corpo e da mente, resulta na morte do Ahamkara”. - Annamalai Swami.
“Todos os problemas, tristezas e sofrimentos, vem da mente. Não vá para o passado. O passado é um problema, o passado é a mente. Se pensamentos surgirem, seja indiferente a eles. Mantenha-se em silêncio”. - Papaji.
“Abandone os pensamentos, abandone a mente, abandone tudo. Solte tudo. Largue. Não se apegue a nada. É no silêncio que seus problemas simplesmente se dissolvem. Tente. Realmente funciona”. - Robert Adams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário