quinta-feira, 4 de junho de 2015

Confiteor - oração cristã em latim


Você conhece essa antiga oração de confissão?   

Curiosamente, parte dessa oração litúrgica católica reaparece em sua língua original, o latim, quase no final de uma das músicas do grupo 'Pet Shop Boys' (dupla de música pop britânica formada por Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe no início dos anos 1980).



O nome da música é "It's A Sin", lançada em 2003. 

   





Abaixo você pode conferir a oração em latim* (com tradução):


CONFITEOR (Confissão - rito penitencial da missa catílica)



Confiteor Deo omnipotenti et vobis, fratres, 
quia peccavi nimis cogitatione, 
verbo, opere et omissione;
mea culpa, mea culpa, 
mea maxima culpa.
...
Ideo precor beatam Mariam semper Virginem, 
omnes Angelos et Sanctos, 
et vos, fratres, 
orare pro me ad Dominum Deum nostrum.


tradução:
Confesso a Deus Todo-Poderoso
e a vós, irmãos e irmãs,
que pequei muitas vezes
por pensamentos, palavras, atos e omissões;
por minha culpa, por minha culpa,
por minha tão grande culpa

...
e peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, 
e a vós, irmãos e irmãs, 
que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor)




* O latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica.

Através da Igreja, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. O alfabeto latino, derivado dos alfabetos etrusco e grego (por sua vez, derivados do alfabeto fenício), continua a ser o mais amplamente usado no mundo.

Embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito. O latim vulgar, nome dado ao latim no seu uso popular inculto, é o ancestral das línguas neolatinas (italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão, dentre outros idiomas e dialetos regionais); Note também que muitas palavras adaptadas do latim, foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês.

Observe que o latim ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica. Foi a principal língua litúrgica até o Concílio Vaticano Segundo nos anos 1960.


Nenhum comentário:

Postar um comentário