Você já ouviu o "cântico gutural Tuvan"?
(Huun-Huur-Tu)
O canto gutural (também conhecido como difônico), possui, acredita-se, mais de 4000 anos de existência e
teria se originado na região entre a atual República de Tuva e o sudoeste da
Mongólia (regiões de Khovd e Govi-Altai).
Conhecido localmente como Khoomei, este tipo de canto permite à voz humana executar até três tipos de sons independentes, resultantes de uma apurada técnica que mistura vários mecanismos de movimentação do abdomen, da garganta, da cavidade nasal, lábios e até da língua.
Encontrada atualmente em várias partes do mundo, a técnica é ainda
muito utilizada na Ásia Central, principalmente na Mongólia, onde está muito
ligada à música tradicional daquele país.
Alguns especialistas no estudo do canto difônico defendem que o Khoomei
estaria intimamente ligado ao Animismo (mística que acredita na espiritualidade existente no interior dos objetos e sons
da natureza. Durante a atividade de pastoreio, é frequente os mongóis
procurarem rios, quedas de água ou subirem montes, para deste modo
criarem um ambiente mais apropriado ao canto.
O Khoomei está dividido em vários estilos e diferenças na técnica utilizada para o canto. Alguns dos exemplos mais relevantes são:
Sygyt
É uma técnica vocal capaz de emitir dois sons simultaneamente, sendo constituída por uma fundamental * média e que resulta numa espécie de assobio muito agudo – sygyt traduzido para português significa assobiar. O som é muito cristalino e enquanto elemento terrestre, está associado ao canto dos pássaros ou à brisa da estepe.o instrumento mais simbólico para a nação mongol |
Khoomei
Não se trata, em exclusivo, do nome genérico dado ao canto gutural na maior parte de Ásia, mas também num dos estilos ou técnicas amplamente utilizados.Parecido com o Sygyt, resulta numa sonoridade clara, mas de harmônicos difusos e com uma ou duas oitavas acima de uma fundamental *. Durante a execução, são ouvidos dois ou mais sons simultaneamente e o vibrato rítmico efetuado pela língua, procura imitar o galope dos cavalos ou o vento a rodopiar nas rochas.
Kargyraa
Este estilo de canto, que significa “expectorar”, é aquilo se poderá considerar o oposto do Sygyt e Khoomei. A técnica utiliza a contração da laringe, as cordas vocais e cordas falsas, de forma a produzir um meio-tom com exatamente metade da frequência da fundamental *. A voz é assim projetada desde o peito e resulta num som muito grave e profundo.Este estilo está ainda intimamente ligado ao canto budista tibetano.
Ezenggileer
Trata-se de um estilo vibrante, que para ser executado exige uma grande habilidade e destreza, pelo que raramente é escutado. Uma boa execução da técnica passa por movimentos rápidos e precisos da língua, sendo utilizada como caixa de ressonância a boca e a cavidade nasal. O estilo está associado à imitação do som das esporas quando se monta a cavalo, pois ezenggi significa espora.Chilangyt / Chilandyk
É um estilo muito associado à sonoridade efetuada pelas crianças da Mongólia e República Tuva, quando procuram imitar os adultos que cantam Khoomei. Trata-se de uma mescla das técnicas Kargyraa e Sygyt que tem por base o som grave e profundo da primeira, mas um posicionamento da língua usual da segunda, para assim dar à música uma melodia mais harmônica. A execução da técnica procura ainda imitar o som produzido pelas serpentes – chilangyt traduzido para português significa serpente.Embora durante o período em que a República Tuva e Mongólia estiveram subjugadas ao domínio soviético, o canto gutural tenha estado à beira da extinção (muitos dos que dominavam as técnicas foram perseguidos e mortos), as tradições não se perderam Nos dias de hoje, há uma grande internacionalização dos músicos que exploram a tradição do canto gutural, e as novas gerações não só fazem questão em praticar e aprender as técnicas, como as olham como motivo de orgulho nacional.
* Frequência Fundamental, ou simplesmente Fundamental, é a frequência mínima e máxima que compõem a série harmónica de um som. Estritamente do ponto de vista técnico, a fundamental corresponde ao primeiro harmónico e é responsável pela percepção que se tem da altura de determinada nota, enquanto os demais harmónicos têm a ver com a forma da sinusóide que compõe o som.
** Todas as músicas e demonstrações áudio apresentadas neste texto são executadas pelos grupos Alash e Tyva Kyzy.
fonte: http://proximaviagem.com/sons-mundo/o-canto-gutural-mongol/
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