domingo, 27 de fevereiro de 2022

Annamalai Swami - A Auto Investigação - Atma Vichara

Este vídeo contém ótimos esclarecimentos a respeito da técnica chamada "Atma Vichara" ou "meditação da auto-investigação", a qual promove a constante atenção para a consciência interior do “eu”, conforme orientada pelo mestre Ramana Maharshi.

  créditos: Canal Corvo Seco

 

 Annamalai Swami

Ātmā Vicāra (विचार), é um termo sânscrito que significa o processo de investigar quem realmente somos, a investigação sobre a Natureza do Ser. 

Esta técnica é a que melhor exemplifica o Jñāna Yoga, o Yoga do Conhecimento sobre Si Mesmo. 

A meditação da auto-investigação é a constante atenção para a consciência interior do “eu” ou “eu sou”, recomendado por Ramana Maharshi como o maneira mais eficiente e direta de descobrir a irrealidade do pensamento “eu” . 

Annamalai Swami (1906 - 1995), foi um mestre de Advaita Vedanta, discípulo direto de Sri Ramana Maharshi. 

Em 1938, após dez anos de trabalho e devoção, Sri Ramana pediu a Annamalai Swami para que deixasse o Ashram e se dedicasse exclusivamente à meditação solitária de Atma Vichara. 

Ele então se mudou para uma casa nas proximidades onde praticou a auto-investigação por décadas e, finalmente, através do serviço devotado a Bhagavan e rigorosa prática de sādhana, alcançou a Auto-Realização. 

Seu ensino em linguagem simples tornaram-se conselhos valiosos aos buscadores, pois sua experiência direta deu-lhe o conhecimento prático sobre como obter sucesso na Auto-Realização através da auto inquirição.

 


 Annamalai Swami - A Auto Investigação - Atma Vichara


Citações e trechos do livro “Final Talks”

“Não-dualidade é Jnana, dualidade é Samsara. Se você puder abandonar a dualidade, só o absoluto Brahman permanece e você percebe que você mesmo é esse Brahman. Todo sofrimento começa com uma noção de dualidade. Enquanto essa consciência dualidade estiver fortemente fixada na mente, não se pode dar ajuda real a outras pessoas. Se alguém percebe sua natureza não dual e fica em paz interior, torna-se um instrumento adequado para ajudar os outros”. Annamalai Swami. 

“Para superar a falsa ideia da mente, simplesmente pare de acreditar nela. Se isso não acontecer espontaneamente quando ouvir a verdade de um professor, continue dizendo a si mesmo: 'Eu não sou a mente; eu não sou a mente. Não há mente; não há mente. Apenas a Consciência existe'. Só existe Consciência. Quer dizer, tudo o que existe é apenas Consciência. Mantenha isso em mente e não se permita considerar qualquer outra coisa como sendo real”. Annamalai Swami. 

“Você deve manter a indagação: 'Para quem isso está acontecendo?' - o tempo todo. 

Se você estiver com problemas, lembre-se: 'Isso está acontecendo apenas na superfície da minha mente. Eu não sou esta mente ou os pensamentos errantes'. 

Em seguida, volte para a pergunta: 'Quem sou eu?'. Ao fazer isso, você penetrará cada vez mais fundo e se desligará da mente. Isso só acontecerá depois que você fizer um esforço intenso. O que importa se muitos pensamentos continuam surgindo? Investigue sua origem ou descubra quem tem os pensamentos. Se você não esquecer seu Eu Real, isso será suficiente. Quando tiver abandonado todos os pensamentos, todas as identificações, o conhecimento verdadeiro repentinamente se manifesta em você: 'Eu sou o Ser não manifesto e sou também o todo da manifestação'”. Annamalai Swami.

 

 

canal Sri Ramana Mandir: https://youtu.be/eJb7TyLFUCs 

canal NovoYoga (Venkataraman: Bhagavan Sri Ramana Maharshi): https://youtu.be/vjtKQTZd-8s 

 

Livros de Ramana Maharshi na Amazon: 

Pérolas de Sabedoria: https://amzn.to/3og4XW4 

Ensinamentos Espirituais: https://amzn.to/2UA9qYS 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário