domingo, 4 de setembro de 2011

Manifesto: Defesa do Cerrado

publicado no Jornal da Cidade, pág. 04 - 04/09/2011 - http://www.jcdigital.com.br/

MANIFESTO

Uma nova febre toma conta do Legislativo de nossa cidade! É preciso progredir!!
Temos acompanhado as manobras e o mais recente golpe baixo: a insinuação venenosa de que o Cerrado e os ambientalistas são os inimigos do “progresso da cidade”. 

Por acaso estão insinuando que o bioma Cerrado é o responsável pelos desastrosos erros administrativos que levaram nossa cidade à estagnação? Por acaso são os ambientalistas responsáveis pela baixa arrecadação do município?
Agora desfilam com o velho e surrado sofisma desenvolvimentista de que “para progredir é preciso destruir”. Tal paradigma fez sucesso até meados do século passado, quando a sanha contra a natureza e a avidez pelo lucro fácil maravilhava e até rendia votos. Hoje não mais!
Estamos à beira do caos ambiental e a qualidade de vida despenca vertiginosamente. O mundo inteiro se alarma contra a destruição do planeta... Mesmo assim, alguns dos Senhores Vereadores querem brincar de “banco imobiliário” usando nossa cidade como tabuleiro. Sentimos vergonha!
Ainda há, por mais absurdo que pareça, políticos locais pensando com a mesma mentalidade arcaica e irracional de séculos passados. Querem mais essa vergonha para nossa Bauru: A pecha de pioneiros no movimento de flexibilização da única lei que protege o Cerrado (pelo menos o que restou dele).
Senhores Vereadores! O Cerrado, com sua flora e fauna riquíssimas, é nosso patrimônio cultural.  Não permitiremos que fiquem impunes os que levantarem a mão contra nosso patrimônio. Chega de omissão, de abaixar a cabeça para a corrupção e para a incompetência administrativa. Por isso tudo, nosso repúdio e descontentamento são legítimos! E não estamos sozinhos! Já são centenas os que nos apóiam e em poucos dias serão milhares.
Senhores Vereadores! É chegada a hora de pensarem mais na qualidade de vida das futuras gerações. Os Senhores deveriam estar ao nosso lado e não contra nós.
Conclamamos Vossas Excelências a apresentarem propostas de desenvolvimento sustentável adaptadas à realidade econômica de nossa cidade e região. Conclamamos a unirem esforços com a sociedade civil organizada, incentivando e promovendo a pesquisa e a utilização racional de tantos recursos medicinais e econômicos proporcionados pelo nosso bioma nativo.
Não se deixem embalar pelo venenoso e falacioso discurso do suposto “progresso”. Mas a que custo, Senhores? Não se iludam com o discurso de que “o cerrado é mato que cresce sozinho”, como certa vez ouvimos na tribuna da Câmara... isso pega mal! Denota ignorância e má-fé.
O meio ambiente não pode se defender sozinho, não pode pegar em armas, não tem voz, nem voto. Mas nós sim temos! Nós, sim, temos nossas armas, nossa voz e nosso voto! Então, um pouco mais de respeito com o povo cairia muito bem.
Conclamamos a que assumam seu papel. Os Senhores espontaneamente se candidataram a essa posição que é de extrema gravidade e responsabilidade. E, ademais, são regiamente pagos! São sustentados pelo erário, pelos nossos recursos econômicos, justamente para pensarem soluções inteligentes para os problemas de nossa coletividade!
Não são pagos para resolverem o problema de uma dúzia de empresários e especuladores imobiliários, criando assim centenas de problemas para os outros milhares!
Então, onde estão seus projetos de desenvolvimento racional para nossa cidade? Os projetos de desfavelamento e de educação ambiental, onde estão? Onde estão os projetos de geração de renda para as populações miseráveis? Onde estão os projetos para o combate à ocupação irregular das reservas e aos incêndios criminosos? Em que gaveta foram parar seus discursos de campanha?
Portanto, não se trata de discutir se corta esta árvore e não aquela. Não se trata do “Cerrado contra Bauru”. Este discurso não engana a mais ninguém. Esse paradigma retrógrado precisa ser definitivamente superado. Vamos, pois, enterrá-lo aqui e agora.
Conclamamos, finalmente, a que Vossas Excelências sejam nossos dignos representantes. Que sejam dignos de nossa admiração e respeito. Que sejam nosso motivo de orgulho. Que não sejam motivo de vergonha para seus filhos, netos e demais bauruenses.
Que os Senhores sejam finalmente lembrados como as vozes que se levantaram contra a vileza dos especuladores, contra a injustiça, e em defesa daqueles que hoje estão indefesos.

Subscrevem a presente:
ONG SOS Cerrado, 
Grupo “Acorda Bauru”, 
BATRA-Bauru Transparente 
BATRA Jovem (Grupo AGR)





Nenhum comentário:

Postar um comentário