terça-feira, 30 de abril de 2013

ande, enquanto estiver andando... coma, enquanto estiver comendo...

“Enquanto estivermos lavando os pratos,
deveríamos apenas lavar os pratos,
o que quer dizer que
enquanto lavamos os pratos
deveríamos estar completamente conscientes
do fato que estamos lavando os pratos.
Parece meio bobo assim à primeira vista:
por que dar tanta atenção para uma coisa tão simples?

Esse é exatamente o ponto.

O fato de que eu estou lá em pé
lavando aqueles pratos
é uma realidade incrível.
Estou sendo completamente quem sou,
seguindo minha respiração,
consciente da minha presença,
e consciente dos meus pensamentos
e de minhas ações.
Não há como ser lançado dali inconsciente
como se fosse uma garrafa batendo nas ondas aqui e ali.
(…)
Se enquanto estivermos lavando os pratos
pensarmos somente na xícara de chá que nos espera,
assim apressando a lavação dos pratos
para que eu possa me livrar deles
como se fossem um transtorno,
então não estamos “lavando os pratos para lavar os pratos”.
Mais que isso,
não estamos nem vivos
durante o tempo em que estamos lavando os pratos.
Na verdade, estamos completamente incapacitados de perceber o milagre da vida
enquanto estamos ali na pia.
Se não conseguimos lavar os pratos,
há grandes chances de não conseguirmos tomar nossa xícara de chá também.
Então, enquanto estivermos bebendo o chá,
estaremos pensando em outras coisas,
e dificilmente conscientes da xícara em nossas mãos.
Assim somos sugados para o futuro — 
e incapazes de viver sequer um único minuto de vida.”

- Thich Nhat Hanh, em “O Milagre da Atenção Plena (The Miracle of Mindfulness)
 
citado por:
http://dharmalog.com/2013/04/29/lavando-os-pratos-para-lavar-os-pratos-consciencia-presenca-e-o-milagre-da-vida-na-pia-da-cozinha-por-thich-nhat-tanh/

Nenhum comentário:

Postar um comentário