Ramesh Balsekar - O Livre-arbítrio é uma Ilusão
O que você entende por livre-arbítrio?
Você é tão livre como imagina ser?
Você de fato está no controle dos acontecimentos de sua vida? Você escolhe como?
Vale a pena assistir a este excelente vídeo contendo algumas citações do livro “Experiencing The Teaching” de Ramesh Balsekar, mestre da Filosofia Advaita.
Ramesh Balsekar - O Livre-arbítrio é uma Ilusão
Citações e trechos do livro “Experiencing The Teaching” de Ramesh Balsekar.
Ramesh S. Balsekar (1917 - 2009) foi discípulo de Nisargadatta Maharaj. Desde a infância, Balsekar foi atraído pelo Advaita, particularmente os ensinamentos de Ramana Maharshi. Ele escreveu mais de 20 livros, foi presidente do Banco da Índia e recebia hóspedes diariamente em sua casa em Mumbai até pouco antes de sua morte.
Balsekar ensinava a partir da tradição do não-dualismo Advaita Vedanta.
Seu ensino começa com a ideia de uma Fonte definitiva, Brahman, da qual surge a criação. Uma vez que a criação surgiu, o mundo e a vida operam mecanicamente de acordo com as leis divinas e naturais. Tudo o que acontece é causado por esta fonte, e a identidade real desta fonte é pura Consciência, que é incapaz de escolher ou fazer.
Portanto, o livre-arbítrio é na verdade uma ilusão. Essa falsa identidade que gira em torno da ideia de que "Eu sou o corpo" ou "Eu sou o executor" impede a pessoa de ver sua identidade real, que é a Consciência livre.
“Entenda que nada acontece a menos que seja a vontade de Deus, e faça o que quiser. O que pode ser mais simples do que isso?” (Ramesh Balsekar).
“É justamente pela razão que a verdade é simples, básica, elementar e totalmente óbvia, que ela é completamente esquecida”. (Ramesh Balsekar).
“O verdadeiro amor de Deus significa render-se a ele, sem querer nada, nem mesmo a salvação”. (Ramesh Balsekar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário