Qual é o valor da concentração e da meditação no trabalho do autoconhecimento?
Para quê serve a concentração e a meditação?
Qual é a meditação mais elevada?
Qual a relação do mundo exterior (aparentemente objetivo) com o "mundo interior (aparentemente subjetivo)?
Todas estas valiosas questões e suas respectivas respostas possuem um valor inestimável ao buscador, àquele que está verdadeiramente disposto a se autoconhecer e vislumbrar sua verdadeira natureza.
No vídeo a seguir, uma importante reflexão sobre a questão da identificação do sujeito com os "seus" pensamentos e sentimentos, bem como com o "seu" corpo físico.
A infelicidade tem uma causa, uma raiz: esta raiz é a identificação do ser com o corpo e suas manifestações (pensamentos e emoções).
A felicidade tem uma causa:a desidentificação com o corpo e suas manifestações. Para isso, é importante que, por meio da meditação, o sujeito compreenda a verdadeira natureza de todas as manifestações que se apresentam aos seus sentidos. "Para meditar, é preciso uma tremenda perseverança e vontade"
"A meditação pode transformar os tolos em sábios. Infelizmente, os tolos nunca meditam(...) Trabalhe duro e você atingirá a meta".
Swami Vivekananda (1863 - 1902) foi um monge hindu e um dos mais célebres líderes espirituais da Índia.
Vivekananda , que significa: “A bem-aventurança do discernimento da sabedoria”, foi principal discípulo de Sri Ramakrishna e um dos pioneiros na divulgação da filosofia do Yoga e Vedanta no ocidente.
Seus ensinamentos foram baseados principalmente nos ensinamentos espirituais de Ramakrishna e sua internalização pessoal da Filosofia Advaita Vedanta.
Vivekananda interpretou as escrituras, a filosofia e o modo de vida hindus para o povo ocidental, sempre enfatizando o lado universal e humanista dos Vedas (os textos sagrados mais antigos do hinduísmo), bem como a crença no serviço ao invés do dogma.
Auto-aperfeiçoamento e serviço eram seus ideais. Ele orientou alcançar a divindade da alma empreendendo trabalho altruísta, adoração e disciplina mental.
De acordo com Vivekananda, o objetivo final é alcançar a liberdade da alma e isso abrange a totalidade da religião de uma pessoa.
Swami Vivekananda - Aprenda a Dominar sua Mente
Citações e trechos do livro “A Meditação e seus Métodos” de Swami Vivekananda.
“Todos os poderes do Universo já são nossos. Somos nós que colocamos as mãos diante dos olhos e clamamos que está escuro”.
Swami Vivekananda.
“O
homem ideal é aquele que, em meio ao maior silêncio e a solidão,
encontra a atividade mais intensa, e no meio da atividade mais intensa,
encontra o silêncio e a solidão do deserto”.
Swami Vivekananda.
“É
bom e grandioso conquistar a natureza externa, mas maior ainda é
conquistar a natureza interna do homem. É importante e bom conhecer as
leis que governam as estrelas e os planetas; é infinitamente maior e
melhor conhecer as leis que governam as paixões, os sentimentos e a
vontade da humanidade.
Essa conquista do homem interior, a compreensão dos segredos do
funcionamento sutil que está dentro da mente humana, e o conhecimento de
seus segredos maravilhosos, pertencem inteiramente à religião”.
Swami Vivekananda.
“Depois de anos de luta, finalmente descobrimos que a verdadeira felicidade consiste em matar o próprio egoísmo.
Por meio
do esforço constante para fazer o bem aos outros, tentamos esquecer de
nós mesmos; este esquecimento de si mesmo é a grande lição que temos de
aprender na vida.
Levante-se, acorde e não pare até que o objetivo seja alcançado”.
- Swami Vivekananda.
livros de Swami Vivekananda na Amazon: Vivekananda Professor Mundial:
https://amzn.to/3DPXaW8
Citações e trechos do livro “A Meditação e seus Métodos” de Swami Vivekananda.
“Todos os poderes do Universo já são nossos. Somos nós que colocamos as mãos diante dos olhos e clamamos que está escuro”. Swami Vivekananda.
“O homem ideal é aquele que, em meio ao maior silêncio e a solidão, encontra a atividade mais intensa, e no meio da atividade mais intensa, encontra o silêncio e a solidão do deserto”. Swami Vivekananda.
“É bom e grandioso conquistar a natureza externa, mas maior ainda é conquistar a natureza interna do homem. É importante e bom conhecer as leis que governam as estrelas e os planetas; é infinitamente maior e melhor conhecer as leis que governam as paixões, os sentimentos e a vontade da humanidade. Essa conquista do homem interior, a compreensão dos segredos do funcionamento sutil que está dentro da mente humana, e o conhecimento de seus segredos maravilhosos, pertencem inteiramente à religião”. Swami Vivekananda.
“Depois de anos de luta, finalmente descobrimos que a verdadeira felicidade consiste em matar o próprio egoísmo. Por meio do esforço constante para fazer o bem aos outros, tentamos esquecer de nós mesmos; este esquecimento de si mesmo é a grande lição que temos de aprender na vida. Levante-se, acorde e não pare até que o objetivo seja alcançado”. - Swami Vivekananda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário