sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O que está feito está terminado


Há alguns anos, um abade famoso estava construindo uma nova sala em seu monastério. Quando chegou a época das chuvas*, ele parou o trabalho e mandou os pedreiros para casa. Esse era o momento de silêncio em seu monastério.
Alguns dias depois, um visitante apareceu, viu o prédio construído pela metade e perguntou ao abade quando sua sala seria terminada. Sem hesitar, o monge respondeu:
- A sala está terminada.
- O que o senhor quer dizer com “terminada”? – respondeu o visitante surpreso. – Ela ainda não tem telhado, portas ou janelas. Há pedaços de madeira e sacos de cimento em toda parte. Você vai deixar essas coisas aí, desse jeito? Está louco? O que quer dizer com “terminada”?
O velho monge sorriu e respondeu gentilmente:
- O que está feito está terminado – e então se retirou para meditar.


 * A monção (esse período é chamado de Vassa ou época das chuvas) na Tailândia dura de julho a outubro. Durante esse período, os monges param de viajar, deixam de lado todos os seus trabalhos e projetos e dedicam-se exclusivamente aos estudos e à meditação.



O trecho acima foi retirado de seu livro “Antes que o dia acabe, seja feliz!”, publicado no Brasil pela editora Fundamento


fonte: http://sobrebudismo.com.br/o-que-esta-feito-esta-terminado/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+SobreBudismo+%28Sobre+Budismo%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário