domingo, 25 de maio de 2014

Tudo é Maya

“Todas as coisas visíveis são Maya. Maya desaparece através da sabedoria (Jnana), ou da meditação no Espírito (Atma). Deveríamos trabalhar para nos livrarmos de Maya. Maya nos atinge através da mente. A destruição da mente significa a aniquilação de Maya. A meditação profunda e repetida é a única maneira de conquistar Maya. Entre no silêncio. Medite. Medite. Solidão e intensa meditação são dois requisitos importantes para a auto-realização.
(…) São as ações da mente que são verdadeiramente denominadas Karmas. Assim que a pernambulação e distração da mente se vai, você terá uma boa meditação. A verdadeira liberação resultado no desentronamento da mente. Aqueles que libertaram a si mesmos das flutuações de suas mentes ganham a posse do Nishtha supremo (meditação). A mente deveria ser limpa de todas as suas impurezas, então ela se torna muito calma e todas as ilusões que aparecem nos nascimentos e mortes são destruídas.
(…) Se você colocar um grande espelho em frente a um cachorro e colocar um pedaço de pão na frente, o cachorro começará a latir ao olhar seu reflexo no espelho. Ele imagina tolamente que há um outro cachorro. Da mesma forma, o homem vê apenas seu próprio reflexo, através da mente-espelho, em todas as pessoas, mas imagina tolamente, como o cachorro, que são todos diferentes dele e luta contra o ódio e a inveja”.

~ Swami Sivananda, em “What Is Meditation?”

fonte:
http://dharmalog.com/2014/02/17/conquista-mundo-das-ilusoes-maya-meditacao-swami-sivananda/ 




Quando observo alguns dos nossos comportamentos, realmente parece-me que os seres humanos querem sofrer. A julgar pela forma como agimos, não parecemos estar verdadeiramente interessados em ser felizes… Parece que queremos manter a dolorosa experiência de raiva viva e próxima e, manter a bondade e a felicidade longe. Agimos como se valorizássemos o sofrimento e por isso, sempre que o encontramos, não queremos deixá-lo. [...] Estamos operando no pressuposto equivocado de que, quem somos é realmente esta pessoa com raiva e perturbada, mas não temos que ser essa pessoa… A qualquer momento, nós temos a opção de ser diferentes. Podemos ser uma pessoa que não está com raiva ou perturbada. Deixe-se ser outra pessoa, uma pessoa que valoriza a verdadeira felicidade, a bondade e tranquilidade.
Citação por Sua Santidade 17th Karmapa, do livro “The Heart is Noble,” páginas 132-133
 fonte:
sobrebudismo.com.br/citacao-agarrando-se-aos-problemas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário