Documentário "Food Inc."
Imperdível e urgente!
Precisamos, urgentemente, parar de agir como gado, e de pensar como ovelhas.
(silvio m. max.)
Filme obrigatório, independente de sua idade, condição econômica ou formação cultural!
Importantíssimo documentário para conhecer um pouco melhor os fundamentos da indústria alimentícia, como ela funciona e se impõe aos próprios interesses sanitários de toda uma sociedade humana.
Este documentário também mostra como as autoridades públicas e as agências nacionais de controle são 'conquistadas' e envolvidas, no que diz respeito aos processos judiciais e extrajudiciais envolvendo grandes corporações.
Você deve estar se perguntando: MAS, o que podemos nós, indivíduos, contra os lobbies milionários dos conglomerados industriais?
Assista e descubra!!
Importantíssimo documentário para conhecer um pouco melhor os fundamentos da indústria alimentícia, como ela funciona e se impõe aos próprios interesses sanitários de toda uma sociedade humana.
Este documentário também mostra como as autoridades públicas e as agências nacionais de controle são 'conquistadas' e envolvidas, no que diz respeito aos processos judiciais e extrajudiciais envolvendo grandes corporações.
Você deve estar se perguntando: MAS, o que podemos nós, indivíduos, contra os lobbies milionários dos conglomerados industriais?
Assista e descubra!!
Descubra como o simples ato de ir a compras no supermercado revela-se como uma das mais importantes ações de cidadania consciente que você pode vivenciar e praticar, sem necessidade de mobilizar multidões ou um grande capital.
A chave da mudança está 'em suas mãos', está nas suas decisões e atitudes, diariamente!
Inspirado pela obra de Eric Schlosser, autor do livro Fast Food Nation, "Food, Inc.", de Robert Kenner, segue a linha de documentário-denúncia ao estilo de Super Size Me, porém sem o bom humor que encontramos naquele. Procurando ser mais abrangente, Food, Inc. tenta promover uma mudança de hábitos nos consumidores estadunidenses. Além disso, não faltam referências também ao uso de mão de obra ilegal nos Estados Unidos.
A chave da mudança está 'em suas mãos', está nas suas decisões e atitudes, diariamente!
🔻 Se quer mais informações sobre o documentário, antes de assisti-lo, continue lendo:🔻
Inspirado pela obra de Eric Schlosser, autor do livro Fast Food Nation, "Food, Inc.", de Robert Kenner, segue a linha de documentário-denúncia ao estilo de Super Size Me, porém sem o bom humor que encontramos naquele. Procurando ser mais abrangente, Food, Inc. tenta promover uma mudança de hábitos nos consumidores estadunidenses. Além disso, não faltam referências também ao uso de mão de obra ilegal nos Estados Unidos.
Apresentando um olhar ao mundo corporativo da
indústria de alimentos nos Estados Unidos, ressalta o paradoxo
"evolução tecnológica" ao lado da qualidade absurdamente precária dos alimentos que produzem para seus consumidores. Com
essa premissa, o filme discute o fato de que o suprimento de alimentos é
controlado por algumas poucas corporações que frequentemente objetivam
mais os lucros do que a saúde daqueles que consomem seus produtos. São,
em boa parte, alimentos que chegam ao mercado contaminados por bactérias
que causam, anualmente, doenças a cerca de 73 mil americanos.
Frangos com peitos maiores, artificialmente engordados. Novas cepas da bactéria letal E. coli. Alimentos controlados por um punhado de grandes corporações.
O documentário Food, Inc. retrata esses perigos e as transformações operadas na indústria alimentícia norte-americana, afirmando seus efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais.
A indústria alimentícia não gostou nem um pouco. Associações representativas da indústria de carne nos EUA se uniram para refutar as alegações feitas no filme: Afirmam que os alimentos norte-americanos são seguros, abundantes e de preços acessíveis.
Frangos com peitos maiores, artificialmente engordados. Novas cepas da bactéria letal E. coli. Alimentos controlados por um punhado de grandes corporações.
O documentário Food, Inc. retrata esses perigos e as transformações operadas na indústria alimentícia norte-americana, afirmando seus efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais.
A indústria alimentícia não gostou nem um pouco. Associações representativas da indústria de carne nos EUA se uniram para refutar as alegações feitas no filme: Afirmam que os alimentos norte-americanos são seguros, abundantes e de preços acessíveis.
Agora, seja sincero: você acredita mesmo que as
imagens de animais pastando em fazendas verdejantes, impressas nos
rótulos de produtos alimentícios, são verídicas?
“Food, Inc.” explora o argumento de que os alimentos não vêm de fazendas
simpáticas, mas de fábricas industriais que priorizam o lucro, e não a
saúde humana.
O filme mostra imagens rodadas dentro de unidades de produção de gado
bovino e suíno e de frangos. Algumas foram gravadas por trabalhadores
imigrantes, mostrando a falta de espaço, tanto para trabalhadores, como para os animais.
A fazendeira Carole Morison, do Estado de Maryland, autorizou a entrada das câmeras para mostrar frangos morrendo antes de serem postos no mercado, devido, disse ela, à engorda rápida promovida pelos antibióticos inseridos nas rações.
A fazendeira Carole Morison, do Estado de Maryland, autorizou a entrada das câmeras para mostrar frangos morrendo antes de serem postos no mercado, devido, disse ela, à engorda rápida promovida pelos antibióticos inseridos nas rações.
De acordo com o filme, as grandes empresas americanas do setor
alimentício hoje fazem uso amplo de técnicas industriais vinculadas a
problemas crescentes, como obesidade, diabetes, salmonela, cepas tóxicas
da bactéria comum E. coli, e poluição ambiental.
O filme afirma que os consumidores podem provocar mudanças, apontando para o caso de Gary Hirshberg, cuja fazenda Stonyfield hoje vende sua linha de produtos orgânicos na rede gigantesca Wal-Mart, devido à demanda.
O filme afirma que os consumidores podem provocar mudanças, apontando para o caso de Gary Hirshberg, cuja fazenda Stonyfield hoje vende sua linha de produtos orgânicos na rede gigantesca Wal-Mart, devido à demanda.
fontes:
https://movienonsense.com/2009/12/02/food-inc/.
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