sábado, 25 de dezembro de 2021

Robert Adams - Não Reaja

Ótima dica de vídeo para quem está interessado no tema "autoconhecimento", "meditação" e "autorrealização".

fonte: canal "Corvo Seco"


Discípulo de Sri Ramana Maharshi, Robert Adams (1928 - 1997) foi um professor americano do não-dualismo, amplamente divulgado entre aqueles que investigam a filosofia Advaita e entre os devotos ocidentais de Bhagavan. 

Adams afirmou que não existia um novo ensino, e que este conhecimento pode ser encontrado nos Upanishads, nos Vedas e em outras escrituras milenares. 

Adams não escreveu nenhum livro nem publicou seus ensinamentos, pois não desejava ganhar muitos seguidores. Em vez disso, ele preferiu ensinar um pequeno número de buscadores dedicados. Seu ensino baseava-se no caminho de jñāna yoga, com ênfase na prática da auto-investigação. 

Aos 16 anos, o primeiro mentor espiritual de Adams foi Joel S. Goldsmith, que o ajudou a compreender melhor sua iluminação e o aconselhou a ir visitar Paramahansa Yogananda. 

Adams o fez e foi até a Self-Realization Fellowship, onde pretendia ser iniciado como monge. No entanto, após falar com ele, Yogananda sentiu que Adams tinha seu próprio caminho, e recomendou que ele fosse para a Índia visitar seu verdadeiro mestre, Sri Ramana Maharshi, mas que fosse rápido, pois Ramana já estava velho e com problemas de saúde. 

Assim, Adams permaneceu em Sri Ramanasramam pelos três anos finais da vida de Ramana. 

Ao longo deste tempo ele teve muitas conversas, e através de permanecer em sua presença foi capaz de confirmar e entender melhor sua própria experiência de despertar para a Realidade não-dual.

Robert Adams - Não Reaja

 


Citações de Robert Adams. 

“Para a maioria das pessoas, para ser feliz deve haver uma pessoa, lugar ou coisa envolvida em sua felicidade. Na verdadeira felicidade, não há coisas envolvidas. É um estado natural. Você permanecerá nesse estado para sempre”. Robert Adams. 

“O professor é realmente você mesmo. Você criou um professor para acordá-lo. O professor não estaria aqui se você não estivesse sonhando com o professor. Você criou um professor de sua mente para despertar, para ver que não há professor, nem mundo - nada. Você fez isso sozinho”. Robert Adams. 

 “O único fardo que você já teve na sua vida foi a sua própria mente”. Robert Adams.

“Trabalhe em si mesmo e nunca reaja à condição. Esta é a liberdade que você obteve do dharma e do carma. Quando você começar a ver a verdade em si mesmo, automaticamente será captado pelo Poder que Conhece o Caminho, e será colocado em uma posição ou lugar onde deveria estar neste momento. É por isso que eu digo a vocês tantas vezes, não há erros. 

 Parece complicado para a mente finita, mas você está no lugar certo, passando por aquelas experiências que são certas para você neste momento. Somente se você for grato e abençoar a posição em que está, você se torna um ser superior, se eleva e, finalmente, encontra a liberdade. Mas tudo começa e termina com você. 

Nunca ore a Deus pela liberação de seus problemas. Nunca ore a Deus para mudar sua vida e dar-lhe algo melhor. Esta é a oração errada. Se você tem que orar a Deus, ore a Deus para lhe dar a força, a sabedoria e a coragem de que você precisa para ser capaz de lidar com a situação em que está. Esta é a oração correta.  

Não tente mudar nada. Seja você mesmo. Trabalhe em você mesmo . Comece a ver as coisas sob uma nova luz. Veja sua situação de forma diferente. Não existem coisas ruins, não existem coisas boas. Mas o pensamento o torna assim. Pare de pensar nos extremos, bons e maus, certos e errados. Em vez disso, olhe para si mesmo no momento. Fique centrado . Veja-se como um Ser Divino, um Ser Infinito, totalmente livre e liberado. 

Não sinta pena de si mesmo porque está em uma posição e em uma situação da qual não gosta. Isso apenas o mantém lá por mais tempo. E, novamente, como mencionamos antes, mesmo se você fugir de uma situação, atrairá algumas das circunstâncias em um outro lugar. Fugir nunca é a resposta. Mudar a si mesmo é a resposta ”. - Robert Adams. 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário